Na Teoria das Relações Humanas, um novo modelo de administração das pessoas passou a ter maior ênfase do que na Teoria Clássica. Com uma abordagem mais de liderança do que autoritária, os resultados foram alterando de forma satisfatória, referindo-se ao comportamento de liderar pessoas. Segundo Chiavenato (2011), existem três estilos de lideranças: autoritária, liberal e democrática. Sobre o exposto, associe os itens, utilizando o código a seguir:
I- Liderança autoritária.
II- Liderança liberal.
III- Liderança democrática.
( ) Esse estilo de liderança tinha como objetivo a delegação dos trabalhos aos indivíduos, deixando-os totalmente à vontade na realização das tarefas e com pouco controle no ambiente de trabalho.
( ) Os trabalhos sempre estavam em forte tensão, a frustração era eminente nas pessoas, sem iniciativa e espontaneidade. Nesse tipo de liderança assim que o "chefe" se ausentava, os indivíduos demonstravam sua agressividade, explosões de revoltas, causando até perda de produtividade.
( ) O ritmo do trabalho era constante sem problemas quando o líder se ausentava, o fluxo era contínuo sem paradas bruscas ou perda de tempo no ambiente de trabalho. O clima de satisfação era bem apresentado pelas pessoas.
Respostas
II, I e III
ALTERNATIVA A
Explicação:
Resposta:
Letra C
a) I - II - III.
b) III - II - I.
c) II - I - III.
d) III - I - II.
Explicação:
Autocrática: esse modelo de liderança, geralmente de modo agressiva e autoritária, tinha suas desvantagens, pois os indivíduos ficavam reprimidos e consequentemente não havia troca de informações, e o desenvolvimento e a inovação ficavam travados. Os trabalhos sempre estavam em forte tensão, a frustração era eminente nas pessoas, sem iniciativa e espontaneidade. Nesse tipo de liderança assim que o “chefe” se ausentava, os indivíduos demonstravam sua agressividade, explosões de revoltas, causando até perda de produtividade.
Liberal : esse estilo de liderança tinha como objetivo a delegação dos trabalhos aos indivíduos, deixando-os totalmente à vontade na realização das tarefas e com pouco controle no ambiente de trabalho, no entanto, a desvantagem era que não havia participação de grupos e sim de indivíduos, tarefas feitas ao acaso e a perda de tempo provocava uma baixa produtividade e a falta de respeito com o líder era constante.
Democrática: quando o líder praticava esse estilo de liderança as pessoas criavam grupos de amizade e a forma de questionamentos e a distribuição das tarefas eram realizadas de forma aberta com o comprometimento dos indivíduos sendo espontâneas, cordiais e francas. O ritmo do trabalho era constante sem problemas quando o líder se ausentava, o fluxo era contínuo sem paradas bruscas ou perda de tempo no ambiente de trabalho, o clima de satisfação era bem apresentado pelas pessoas.