• Matéria: Português
  • Autor: rafaelmassmann
  • Perguntado 8 anos atrás

Resumão do Livro "O desaparecimento De Katharina Linden" URGEENTEE.........

Respostas

respondido por: Minajestade
9
No dia em que Katharina desapareceu, Pia foi a última pessoa a vê-la. O terror se espalhou pela cidade. Como uma garotinha de dez anos poderia desaparecer num lugar em que todos se conheciam? O sumiço leva Pia a imaginar se algo sobrenatural e macabro ocorreu com a menina. Tal suposição está baseada nas histórias que o velho Herr Schiller lhe conta a respeito de fantasmas, bruxas e monstros do folclore local, que tratam de espíritos e zumbis que aterrorizam os habitantes da cidade. E, quando outras garotas desaparecem e Pia aprende mais lendas, sua teoria começa a fazer sentido
respondido por: arthur9paradelp7n4ng
7

Toda a história é narrada alguns anos depois de seu acontecimento, pela visão daquela que a avó explodiu um pouco antes do Natal. Pia Kolvenbach estava na festa de Karneval quando todos de repente começaram a procurar por Katharina Linden, Pia, no entanto, não tinha a mesma visão que os adultos, pensava que seria estranho aceitar a versão deles de que a menina teria sido levada por alguém – na verdade os pais de Pia lhe disseram que Katharina provavelmente dormiu na casa de alguma amiguinha e esqueceu de avisar, claro que ela não acreditou nesse absurdo –, mas como ter sido levada em meio a toda uma cidade de conhecidos? E Katharina Linden não foi a única desaparecida.

Em busca da solução para o sumiço de cada vez mais meninas, Pia e Stefan começam a procurar o culpado através das histórias de seu amigo Herr – senhor em alemão – Schiller, que acredita nas crianças e tenta ajudá-las, apesar de estar limitado pelos seus oitenta anos.

“Infelizmente, quando você ficar mais velho, vai descobrir que algumas situações são ruins assim” ­– Herr Schiller pareceu triste.

Num primeiro momento talvez a questão de Pia e seu amigo, Stefan Fedido, terem apenas dez anos, serem bastante inteligentes – não que crianças dessa idade não o sejam –, e seus conhecimentos irem muito além do que os de meninos e meninas reais da mesma idade, atrapalhe, mas deve-se lembrar que a história é narrada depois de Pia estar crescida então seu vocabulário não tem necessidade de acompanhar o de uma garota da idade em que se passa a narrativa.

Além dos sumiços infelizmente comuns de crianças – Katharina Linden é apenas mais uma –, a realidade outra vez se mostra na ficção quando os pais de Pia travam uma batalha toda vez que precisam conversar sobre qualquer assunto, as discussões são sempre fortes e altas, principalmente para crianças, e a menina sente essa distância entre eles. Sua mãe é inglesa e detesta a Alemanha e sempre que possível deixa sua opinião bem clara para todos. O casal então decide por se separar, levar os filhos para uma cidade desconhecida e nada agradável, na visão de Pia, seria o melhor, mas para quem exatamente?

“Simplesmente observei minha mãe retorcer as mãos e sorrir com nervosismo. Senti-me gelada, como se ela fosse uma total estranha oferecendo-me falsidades, falsidades concebidas para machucar”.

Livros com termos em outro idioma – no caso alemão – me fazem sair da história cada vez que tenho de consultar o vocabulário, principalmente quando se encontra no final da obra – a curiosidade é sempre maior do que simplesmente deixar passar. Não acho que seja interessante quando não se faz necessário à história, como é o caso.

Pia vê-se limitada pelos cuidados da mãe, enquanto o amigo Stefan tem toda a liberdade de ir e vir, mas isso não os afasta de sua grande missão, ela dá um jeito e acaba por acompanhar o amigo, mesmo com o pensamento em uma Inglaterra que não lhe agrada. Mas desvendar todos os desaparecimento é muito mais importante do que pensar em si mesma, mesmo para uma criança.

Perguntas similares