Marque v ou f
1. ( ) As fontes de energia são classificadas em renováveis (hidroelétrica, eólica, nuclear, solar), e não renováveis (petróleo, carvão e gás natural).
2. ( ) Também são classificadas em limpas (hidroelétrica, eólica, nuclear, solar) e poluentes (petróleo, carvão, gás natural, biomassa).
3. ( ) As fontes de energia abrem um grande debate devido algumas fontes terem uma elevada produção a baixo custo, mas com grandes impactos socioambientais. Enquanto outras fontes possuem poucos impactos sociais, contudo uma baixa produção custosa.
4. ( ) Os maior desastre socioambiental relacionado às fontes de energia é o da usina de Chernobyl, que produzia energia nuclear.
5. ( ) O petróleo, fonte de energia mais utilizada, é a fonte que mais emite gases poluentes à atmosfera e também está relacionado a desastres marinhos com o derramamento de óleo.
6. ( ) Os países que apresentam grandes reservas de fontes de energia e um baixo desenvolvimento são interesse de grandes potências mundiais, como a Venezuela (petróleo), Rússia (gás natural), Irã (petróleo e gás natural), Austrália (carvão e urânio).
7. ( ) A OPEP (Organização dos Países Exportadores de Petróleo) foi criada por países menos desenvolvidos que dependem da exportação desse produto dentro da sua economia, a fim de regulamentar a venda e o preço do produto.
8. ( ) Afeganistão, Ucrânia e Irã estão no meio de um jogo político e econômico que envolve União Europeia, Rússia, China e EUA e o mercado do gás natural.
9. ( ) Dentre os países que se destacam, como maiores, em produção e(ou) consumo de fontes de energia, temos o EUA (petróleo e nuclear), Rússia (gás natural), Brasil (hidroelétrica), China (carvão e eólica), Alemanha (solar).
10. ( ) Toda fonte de energia apresenta algum tipo de impacto socioambiental, algumas com impactos mais intensos e outras com impactos menos danosos.
11. ( ) Dentro da grande exploração e utilização de carvão mineral que ocorre no Brasil, destaca- se o Estado de Santa Catarina, com grande exploração na região Sul e produção de energia na usina termelétrica Jorge Lacerda.
12. ( ) O Brasil se destaca dentro da utilização da biomassa como fonte de energia. Temos monoculturas voltadas à produção de combustível (etanol e biodisel). Em Santa Catarina, destaque ao Oeste na produção de biogás.
13. ( ) O Brasil, maior produtor de energia hidroelétrica, usa esta fonte como principal na produção de energia elétrica. O relevo e os climas favorecem essa fonte, com destaque a usinas como Itaipu, Belo Monte, Tucuruí.
14. ( ) O Brasil tem grande dependência de importação de gás natural, sobretudo da Bolívia, pelo gasoduto Bolívia- Brasil.
15. ( ) O Brasil apresenta grande potencial às energias eólica e solar, aumentos nos últimos anos os parques eólicos e com pouco investimento em energia solar. Santa Catarina segue no oposto, apresentando diversos parques solares, devido seu alto desenvolvimento comparado com outros Estados e diversos parques eólicos, como os de Água Doce e Bom Jardim da Serra
16. ( ) Devido sua posição geológica, no centro da placa tectônica Sul Americana, o Brasil é beneficiado na produção de energia geotérmica.
17. ( ) A descoberta do pré-sal impulsionou a produção brasileira de petróleo, a qual, passou a ser privatizada nos últimos anos. A última privatização, leiloando a concessão de poços nas bacias de Campos e Santos, se mostrou um verdadeiro fracasso, já que as grandes petroquímicas não participaram e o valor arrecadado foi abaixo do esperado.
18. ( ) As principais jazidas de petróleo do Brasil são as bacias de Campos e Santos, que ficam no litoral paulista, fazendo desse Estado o maior na exploração deste recurso.
19. ( ) Devido ter uma grande parte do seu território coberto por planaltos e chuvas regulares durante o ano, Santa Catarina se destaca na produção de energia hidroelétrica, principalmente no rio Uruguai.
20. ( ) Como visto, devido ao seu alto desenvolvimento, Santa Catarina não apresenta problemas socioambientais relacionados às fontes de energia, mesmo sendo o maior explorador e produtor de energia a partir do carvão mineral.
Respostas
1. ( V ) As fontes de energia são classificadas em renováveis (hidroelétrica, eólica, nuclear, solar), e não renováveis (petróleo, carvão e gás natural).
2. ( V ) Também são classificadas em limpas (hidroelétrica, eólica, nuclear, solar) e poluentes (petróleo, carvão, gás natural, biomassa).
3. ( V ) As fontes de energia abrem um grande debate devido algumas fontes terem uma elevada produção a baixo custo, mas com grandes impactos socioambientais. Enquanto outras fontes possuem poucos impactos sociais, contudo uma baixa produção custosa.
4. ( V ) Os maior desastre socioambiental relacionado às fontes de energia é o da usina de Chernobyl, que produzia energia nuclear.
5. ( V ) O petróleo, fonte de energia mais utilizada, é a fonte que mais emite gases poluentes à atmosfera e também está relacionado a desastres marinhos com o derramamento de óleo.
6. ( V ) Os países que apresentam grandes reservas de fontes de energia e um baixo desenvolvimento são interesse de grandes potências mundiais, como a Venezuela (petróleo), Rússia (gás natural), Irã (petróleo e gás natural), Austrália (carvão e urânio).
7. ( V ) A OPEP (Organização dos Países Exportadores de Petróleo) foi criada por países menos desenvolvidos que dependem da exportação desse produto dentro da sua economia, a fim de regulamentar a venda e o preço do produto.
8. ( F ) Afeganistão, Ucrânia e Irã estão no meio de um jogo político e econômico que envolve União Europeia, Rússia, China e EUA e o mercado do gás natural.
9. ( V ) Dentre os países que se destacam, como maiores, em produção e(ou) consumo de fontes de energia, temos o EUA (petróleo e nuclear), Rússia (gás natural), Brasil (hidroelétrica), China (carvão e eólica), Alemanha (solar).
10. ( V ) Toda fonte de energia apresenta algum tipo de impacto socioambiental, algumas com impactos mais intensos e outras com impactos menos danosos.
11. ( V ) Dentro da grande exploração e utilização de carvão mineral que ocorre no Brasil, destaca- se o Estado de Santa Catarina, com grande exploração na região Sul e produção de energia na usina termelétrica Jorge Lacerda.
12. ( V ) O Brasil se destaca dentro da utilização da biomassa como fonte de energia. Temos monoculturas voltadas à produção de combustível (etanol e biodisel). Em Santa Catarina, destaque ao Oeste na produção de biogás.
13. ( V ) O Brasil, maior produtor de energia hidroelétrica, usa esta fonte como principal na produção de energia elétrica. O relevo e os climas favorecem essa fonte, com destaque a usinas como Itaipu, Belo Monte, Tucuruí.
14. ( V ) O Brasil tem grande dependência de importação de gás natural, sobretudo da Bolívia, pelo gasoduto Bolívia- Brasil.
15. ( V ) O Brasil apresenta grande potencial às energias eólica e solar, aumentos nos últimos anos os parques eólicos e com pouco investimento em energia solar. Santa Catarina segue no oposto, apresentando diversos parques solares, devido seu alto desenvolvimento comparado com outros Estados e diversos parques eólicos, como os de Água Doce e Bom Jardim da Serra
16. ( F ) Devido sua posição geológica, no centro da placa tectônica Sul Americana, o Brasil é beneficiado na produção de energia geotérmica.
17. ( V ) A descoberta do pré-sal impulsionou a produção brasileira de petróleo, a qual, passou a ser privatizada nos últimos anos. A última privatização, leiloando a concessão de poços nas bacias de Campos e Santos, se mostrou um verdadeiro fracasso, já que as grandes petroquímicas não participaram e o valor arrecadado foi abaixo do esperado.
18. ( F ) As principais jazidas de petróleo do Brasil são as bacias de Campos e Santos, que ficam no litoral paulista, fazendo desse Estado o maior na exploração deste recurso.
19. ( F ) Devido ter uma grande parte do seu território coberto por planaltos e chuvas regulares durante o ano, Santa Catarina se destaca na produção de energia hidroelétrica, principalmente no rio Uruguai.
20. ( F ) Como visto, devido ao seu alto desenvolvimento, Santa Catarina não apresenta problemas socioambientais relacionados às fontes de energia, mesmo sendo o maior explorador e produtor de energia a partir do carvão mineral.