Respostas
Resposta: Entre os alimentos, a maior fonte de energia são aqueles ricos em lipídios (ácido graxo e glicerol), pois possuem o conteúdo energético mais alto que o de alimentos relativamente isentos de gordura. Os lipídios são a nossa reserva de energia e podem ser encontrados nas gorduras em geral, como o óleo, o azeite, a manteiga, a margarina, o amendoim, as castanhas, o coco e o abacate.
Mas apesar das gorduras serem a maior fonte de fornecimento de energia, a nossa primeira e principal fonte são os carboidratos.
Os carboidratos são compostos orgânicos constituídos de carbono, hidrogênio e oxigênio ([C(H2O)]n) e são encontrados nos cereais, arroz, milho, farinha, macarrão, pão e em vegetais que contêm fécula como batata, mandioca ou inhame. O carboidrato mais importante na biologia é a glicose (C6H12O6), e é dela que primariamente o nosso corpo se utiliza como fonte de energia. É um dos principais produtos da fotossíntese e inicia a respiração celular em procariontes e eucariontes.
Lembrando que as células procariontes são aquelas que não possuem a carioteca (membrana que separa o citoplasma do núcleo) e também não possuem as organelas membranosas como Complexo de Golgi, Retículo Endoplasmático, Lisossomos, Mitocôndrias e Cloroplastos. Seu material genético, o DNA, está “solto” no citoplasma. Esta célula está presente apenas nos organismos do reino MONERA (bactérias e Cianofíceas).
Já as células eucariontes são aquelas que possuem a carioteca e divididas em membrana plasmática, citoplasma e núcleo. Apresentam as organelas membranosas. Seu material DNA está presente no núcleo. Estas células são encontradas das quais são constituída a maioria dos seres vivos (incluindo o homem).
Como o organismo extrai a energia dos alimentos?
A extração de energia dos alimentos é feita por um processo denominado oxidação biológica, que é um processo brando e feito em etapas sucessivas, basicamente em três estágios:
Estágio 1: Digestão e absorção de alimentos
Estágio 2: Oxidação biológica dos nutrientes
Estágio 3: Oxidação seguida da obtenção de ATP por óxido-redução