• Matéria: Filosofia
  • Autor: laryoliveyra6000
  • Perguntado 6 anos atrás

Com sua operação filosófica denominada "dúvida metódica", René Descartes acabou instituindo um paradigma filosófico que foi identificado como racionalismo. Em oposição ao racionalismo cartesiano, alguns filósofos britânicos desenvolveram a filosofia empirista, que consistia em: * a) tomar como premissa principal para o conhecimento a faculdade da razão, a partir da qual o mundo se torna inteligível. b) negar a importância dos dados empíricos para o processo do conhecimento. c) tomar como premissa principal para o conhecimento os dados da realidade sensível, isto é, os dados empíricos, materiais. d) não ter um método filosófico racional, convertendo-se assim ao irracionalismo, corrente que depois dominaria parte da filosofia do século XIX. e) defender politicamente o império inglês contra as investidas dos intelectuais de outros países.

Respostas

respondido por: mariliamarinho917
15

Resposta:

Alternativa C

Explicação:

Tomar como premissa principal para o conhecimento os dados da realidade sensível, isto é, os dados empíricos, materiais.

respondido por: larissamagrani
11

O Empirismo aceita que os conhecimentos são obtidos através de dados sensíveis e impressões que temos a todo instante (C).

A Filosofia Empirista, afirmada por autores como Hume, Berkeley e Locke, concebe que o conhecimento é apreendido pelo homem através das experiências sensíveis, pois não há ideias inatas.

Para esse movimento filosófico, a razão pode levar ao erro se não considerarmos os sentidos, uma vez que a ciência só pode se firmar na realidade e nas coisas palpáveis.

Tudo o que o homem conhece é contemplado pelo sensível e pelos sentidos (visão, audição, tato e etc).

Saiba mais em: https://brainly.com.br/tarefa/1674121

Anexos:
Perguntas similares