Povos e culturas africanas
A África é um continente com mais de 30 milhões de quilômetros quadrados, dezenas de países e centenas de povos com culturas e línguas singulares. Por ser o berço da humanidade e o lugar de origem dos ancestrais de milhões de brasileiros, a África e sua história tem grande importância para nós.
- Império de Mali
Foi no Sudão ocidental, entre os rios Senegal e Níger que se formou o império de Mali, um dos maiores e mais duradouros da história da África. Esse império teria sido fundado em 1235, após Sundiata Keita vencer outras tribos, o imperador Sundiata teria se convertido a religião islâmica.
Esse império era o maior produtor de ouro da África, mas lá também eram praticados o artesanato, a pecuária e o comércio. Chegou a contar com 4 milhões de habitantes e durou 230 anos.
- Os Bantos
Na África, ao sul do deserto do Saara, viviam e vivem até hoje os bantos.
Eles eram agricultores e dominavam a produção do ferro, assim as regiões ocupadas por esses povos tornaram-se terras de agricultores que dominavam a metalurgia.
- Reino do Gongo
Os portugueses chamavam a bacia do rio Zaire de Congo, essa região era ocupada por povos bantos, sua capital era Mbanza Congo, onde foi edificado um grande palácio do qual manicongo governava com a ajuda de 12 conselheiros. O comércio era intenso na região, sendo os principais produtos o ferro e o sal. Todos os submetidos ao reino do Congo pagavam impostos, esses impostos poderiam ser pagos em espécie (metais, frutas, gado, marfim), ou em dinheiro. A moeda do Congo era nzimbu, uma espécie de concha marinha pescada na ilha de Luanda, a exploração dessas conchas era monopólio do rei.
- Bantos no Brasil
A maioria dos africanos que vieram para o Brasil entre os séculos XVI e XIX eram falantes de línguas bantas, as quais influenciaram o português falado no Brasil. Palavras como Berimbau, caçula, fubá, cochilo, samba são palavras de origem banta.
- Os Iorubás
Povos que viviam na África Ocidental, os Iorubás construíram uma civilização marcadamente urbana, com cidades de ruas e avenidas retas e mercados movimentados.
O comércio era a base de sua economia, e os principais produtos comercializados eram objetos de couro, metal e marfim, pimenta, noz-de-cola e pele de leopardo.
Apesar de compartilharem a mesma língua e chegarem a compor um Estado centralizado, as suas cidades eram cidades-Estado, sendo independentes umas das outras.
- Iorubás no Brasil
Principalmente a partir de 1830, após a destruição da capital política dos Iorubás que eles foram trazidos para o Brasil para serem escravizados. Entre eles haviam muitos sacerdotes, príncipes, líderes políticos e artistas. Suas marcas culturais podem ser vistas em especial na Bahia, onde vivem grandes nomes da música de matriz iorubá, como o Olodum e a cantora Margareth Menezes.
O texto acima apresenta um resumo de tudo que foi estudado sobre os povos africanos. Agora é a sua vez: Escreva algumas das características mais importantes de cada um dos povos estudados: Império de Mali, Bantos e Iorubás. (é muito importante que você use as suas palavras, não pode ser nada copiado...) *
15 pontos
Qual a importância dos povos africanos para a construção da população, cultura e língua brasileira? Quero que você escreva um texto explicando sobre como a vinda dos africanos ajudou o Brasil a ser o país que é hoje... *
Respostas
respondido por:
19
Resposta:
Além da mistura de raças, línguas, a cultura dos povos africanos trouxe um grande progresso para a culinária brasileira, além das danças típicas, as lutas capoeira, alguns instrumentos musicais! Fator relevante no desenvolvimento populacional!
respondido por:
1
Resposta:
e verdadeiro espero ter ajudado vc
Perguntas similares
5 anos atrás
5 anos atrás
7 anos atrás
7 anos atrás
7 anos atrás
8 anos atrás
8 anos atrás