• Matéria: História
  • Autor: itauanaapereiraaa123
  • Perguntado 6 anos atrás

explique como foram os governos autoritarios fascismo e nazismo​

Respostas

respondido por: leitzkemichele14
8

Resposta:

Fascismo - O fascismo surgiu em 1919 e tinha como líder o italiano Benito Mussolini, um veterano da Primeira Guerra Mundial. Originário da palavra latina "fascio littorio", tinha como símbolo um feixe de varas amarradas e representava o poder da Roma Antiga em punir e decapitar os cidadãos desobedientes. Apesar de Mussolini ser um ex-socialista, o seu partido foi construído com grupos paramilitares contra políticos de esquerda, judeus, homossexuais, órgãos de imprensa e até mesmo a classe operária. Seu objetivo era criar um regime totalitário de partido único, nacionalista, anti-marxista e militarista.

Diferente de outras correntes ideológicas, o fascismo é um termo de difícil definição, que pode apresentar diversos significados dependendo do enfoque escolhido e das características acentuadas. Assim, ainda não existe um conceito de fascismo universalmente aceito.

 A seguinte frase de Mussolini representa bem o significado do fascismo: "Tudo no Estado, nada contra o Estado, e nada fora do Estado."

Nazismo - A palavra Nazismo surgiu da abreviação do Partido Nacional-Socialista ou Partido Nazista alemão. Apesar do nome, não existiu nenhum vínculo do partido com grupos de esquerda, e pela definição atual é considerado um movimento de extrema-direita. O termo "nacional-socialismo" surgiu a partir da tentativa de criar uma terceira via tanto ao socialismo marxista quanto ao capitalismo liberal das elites prussianas que fracassaram na República de Weimar.

nazismo, como uma das expressões do fascismo, também se caracterizou pelo nacionalismo, que colocava os interesses da nação como primordiais; pelo militarismo, radicando na ação militar a solução para os problemas econômicos e sociais do país, principalmente a garantia da estabilidade da ordem social; pelo autoritarismo, restringindo a participação política e centrando o poder na figura de um líder; pelo anticomunismo, apontando os comunistas como responsáveis pelos problemas sociais; e pelo idealismo e romantismo, estimulando a irracionalidade como meio de adesão às propostas políticas de solução dos problemas nacionais.

Socialismo - Refere-se a qualquer uma das várias teorias de organização econômica que advogam a administração e propriedade pública ou coletiva dos meios de produção e distribuição de bens, propondo-se a construir uma sociedade caracterizada pela igualdade de oportunidades e meios para todos os indivíduos, com um método isonômico de compensação. O socialismo moderno surgiu no final do século XVIII, tendo origem na classe intelectual e nos movimentos políticos da classe trabalhadora, que criticavam os efeitos da industrialização e da propriedade privada sobre a sociedade.

respondido por: Pescocinho
15

Resposta:

Os regimes totalitários são aqueles marcados pelo totalitarismo, um sistema político caracterizado pelo controle absoluto de uma pessoa ou de um partido sobre toda uma nação. No sistema totalitarista, a pessoa (no cargo de líder) ou o partido político — ambos representando o Estado — detém um controle total e absoluto sobre a vida pública e privada por meio de um governo autoritário.

Os regimes totalitários, em geral, sustentavam um forte militarismo — muito útil para calar as vozes dissidentes — e eram acompanhados por um forte aparato de propaganda ideológica, cujo principal objetivo era promover o culto ao líder e ressaltar os feitos do regime. O terror era outra arma utilizada pelos regimes totalitários e seu objetivo era amedrontar os opositores.

Quando falamos de regimes totalitários, os três regimes que sempre vêm à nossa mente são o fascismo, o nazismo e o stalinismo. Esses foram os três regimes totalitários mais famosos que existiram e que, inclusive, foram protagonistas na Segunda Guerra Mundial

As características básicas dos regimes totalitaristas eram:

Culto ao líder: Os três regimes impunham um forte culto ao líder, e a imagem deles era espalhada por diversos locais, como escolas e instituições públicas, por exemplo.

Centralização do poder: O poder ficava concentrado nas mãos do líder ou do partido.

Doutrinação: A população era alvo de uma intensa doutrinação, cujo objetivo era o de propagar a ideologia do regime. A doutrinação da população começava com o ensino infantil e estendia-se a outros grupos.

Censura: Os meios de comunicação eram censurados, assim como qualquer manifestação artística. A oposição não tinha liberdade de atuação. O objetivo da censura era barrar ideologias contrárias e críticas ao governo.

Supressão dos partidos políticos: Nesses regimes, somente um partido tinha autorização de funcionar — o partido do governo.

Criação de inimigos internos e/ou externos: Os regimes totalitários criavam inimigos internos e/ou externos, e o combate a esses grupos era utilizado como justificativa para medidas autoritárias.

Uso do terror: O terror era utilizado como arma para amedrontar os opositores políticos e como mecanismo de perseguição a grupos tratados como “inimigos” etc.

fascismo:

O fascismo surgiu na Itália quando Benito Mussolini criou a Fasci Italiani di Combattimento, em 1919. Posteriormente, esse grupo tornou-se o Partido Nacional Fascista, pelo qual Mussolini governava a Itália. A ascensão do fascismo ao poder da Itália aconteceu em 1922, quando aconteceu a Marcha sobre Roma.

O fascismo é considerado o precursor de todos os regimes de orientação fascista e conservadores da Europa do período. O próprio nazismo alemão inspirou-se fortemente no modelo político construído na Itália. Entre as principais características do fascismo italiano, podem ser destacadas:

Antiliberalismo;

Desprezo pelo socialismo;

Exaltação de valores conservadores e tradicionais;

Desprezo por valores considerados modernos;

Controle total do Estado sobre a nação;

Doutrinação etc.

O fascismo, por meio de Mussolini, governou a Itália entre 1922 e 1945 e, na década de 1930, aliou-se com os nazistas alemães. Durante a Segunda Guerra Mundial, Itália e Alemanha formaram o Eixo, grupo que lutou contra os Aliados.

nazismo:

O nazismo surgiu na Alemanha, em 1919, sob o nome de Partido Nacional-Socialista dos Trabalhadores Alemães. Adolf Hitler foi um dos primeiros membros do partido e, com o tempo, tornou-se seu líder. O crescimento de Hitler nos quadros nazistas está associado com sua ótima retórica e sua capacidade de mobilizar pequenas multidões em seus discursos.

O crescimento do nazismo na Alemanha aconteceu ao longo da década de 1920 e está associado com a revolta presente no país após a derrota na Primeira Guerra Mundial e com a humilhação que ele sofreu com o Tratado de Versalhes. Além disso, a crise econômica, que afetou o país no período, empurrou uma parte considerável da população para o autoritarismo.

Dentro da ideologia nazista, um dos aspectos de destaque é o antissemitismo. O ódio aos judeus era manifestado na sociedade alemã desde o século XIX e foi intensamente explorado pelos nazistas. O ódio nazista contra os judeus resultou no Holocausto, o genocídio que levou à morte de seis milhões de judeus durante a Segunda Guerra Mundial.

Os nazistas também defendiam a ideia da superioridade da raça alemã e da formação de um império territorial especificamente para esse povo. Outros pontos da ideologia nazista são o desprezo pelos valores liberais e pela democracia, o militarismo, a exaltação da guerra, o controle do Estado, o nacionalismo extremado, o culto ao líder etc.

Gente eu dei uma ajudada, mas não precisa por isso tudo não, pode dar uma resumida e colocar só as coisas principais

Perguntas similares