• Matéria: Química
  • Autor: gustavopedrosa8
  • Perguntado 6 anos atrás

O teste da chama é um procedimento corriqueiro em laboratório de química, tanto em níveis básicos como avançados. Pode ser utilizado para uma simples observação colorimétrica como para buscar-se a identificação de um cátion metálico. Consiste em se inserir uma amostra de determinado cátion metálico, geralmente em estado sólido, à base da chama, com auxílio de um fio (denominado alça de platina), observando-se assim a mudança de coloração apresentada pela chama, que será devido à influência da temperatura na estrutura atômica da amostra catiônica



Para verificar a coloração do sódio quando aquecido podemos realizar o teste de chama. Nesse teste usaremos uma solução que possua íons sódio e, ao realizar o procedimento adequado, imediatamente iremos perceber uma coloração amarela intensa. O modelo atômico que explica a cor amarela emitida quando o sódio é aquecido é o de:

Bohr.

Dalton.

Rutherford.

Thomson.

Demócrito.

Respostas

respondido por: supercop
1

Resposta:

Bohr.

Explicação:

Quando uma certa quantidade de energia é fornecida ao átomo, alguns elétrons da última camada de valência absorvem esta energia passando para um nível de energia mais elevado, chamado de estado excitado. Quando o elétron excitado retorna ao estado fundamental, ele libera a energia em forma de radiação. Como cada elemento libera a radiação num comprimento de onda específico, é possível identificá-los devido à cor característica que eles emitem quando aquecidos por chama.  Os níveis de energia nas camadas eletrônicas de um átomo ou elemento são explicados pelo modelo atômico de Bohr.

Perguntas similares