Respostas
Resposta:
A gripe espanhola foi uma pandemia que aconteceu entre 1918 e 1919, atingindo todos os continentes e deixando um saldo de, no mínimo, 50 milhões de mortos. Não se sabe o local de origem dela, mas sabe-se que ela se iniciou de uma mutação do vírus Influenza. Os primeiros casos foram registrados nos Estados Unidos.
A gripe espanhola espalhou-se pelo mundo, principalmente, por conta da movimentação de tropas no período da Primeira Guerra Mundial, tendo um impacto direto nos países que participavam desse conflito. Aqui no Brasil, ela chegou em setembro de 1918, espalhando-se por todas as regiões do país e causando a morte de 35 mil brasileiros
Explicação:
Resposta:
Explicação: Entre outubro e dezembro de 1918, 65% da população brasileira adoeceu. O pânico se estabeleceu, pois em cidades como o Rio de Janeiro, famílias inteiras faleciam e os corpos eram deixados nas ruas por falta de caixões e coveiros. Só no Rio morreram 15 mil pessoas em apenas um mês.
Apesar de muito contagiosa, essa primeira onda foi considerada mais branda, por ter causado poucas mortes. Em seguida, de agosto a novembro do mesmo ano teve início a segunda onda da gripe, mais virulenta que a primeira, que causou uma mortandade em massa em diversos países, alcançando além de Europa e dos Estados Unidos, a Índia, o Sudeste Asiático, o Japão, a China, a África, as Américas Central e do Sul.
A terceira e última onda da gripe emergiu em janeiro de 1919, se estendendo em alguns lugares até 1920. Estima-se que a gripe tenha afetado cerca de 50% da população mundial, tendo matado cerca de 40 milhões de pessoas, mais do que a Primeira Guerra Mundial.