2. Analisar o sentido e possíveis implicações dos termos soberania, alienação do poder e
representação, apresentados por Rousseau. (O texto não menciona Rousseau, então coragem e
dê aquela pesquisadinha básica...).
Respostas
Resposta:
Rousseau em sua obra "Contrato Social" discute a conveniência do bem da comunidade à condição de liberdade. Para ele, onde o homem nasceu livre, a ordem social como direito sagrado é fundamentado por convenções, então, não é um direito natural.
Das primeiras sociedades, a única e natural é a família onde se exime obediência ao patriarca, portanto, hierarquizada. A família é a o primeiro molde de sociedade política e a primeira lei, consiste em proteger a sua própria conservação.
O Pacto Social surge quando a família em estado primitivo não tem mais condições de existir e para a autopreservação, por agregação, os indivíduos passam a resistir através de um acordo.
No contrato social, o homem passa a perder um pouco de sua liberdade convencional, como uma alienação total, para favorecer a comunidade, sendo a condição igual a todos.
Esse ato político de associação passa a produzir um corpo moral e coletivo, onde a pessoa pública passa a se denominar de cidade, de república, de Estado e Soberano.
Assim, é a vontade geral que gera o pacto, que leva a igualdade entre os associados, pois se o povo obedecer alguém perde-se a ideia de povo. A Soberania é indivisível, pois decorre da vontade geral.
E para Rousseau, os representantes agem em nome deles mesmos e de acordo com suas próprias vontades, apesar de insistirem em dizer que agem de acordo com a vontade do povo.
Bons estudos!
No Contrato Social seria necessário distinguir a questão da igualdade para todos e do comprometimento entre todos, ou seja, a vontade de viver do ser humano em uma sociedade de bem comum deveria ser coletiva.
Para Rousseau, a educação partia do estado da natureza, ou seja, ele ligava o desenvolvimento da pessoa aos costumes dos indivíduos, e, as semelhanças do homem com outros, onde o meio influencia diretamente nessa formação, sendo o motivo da importância do ato de educar e transformar.
Ele também reflete que a educação surge para ajudar no entendimento sobre nossas interpretações sobre a vida e como lidamos com ela.
Por fim, para Rosseau, seria preciso instituir a justiça e a paz, servindo em igualdade para o poderoso e para o fraco, buscando a concordância entre as pessoas que viviam em sociedade.
Mais sobre este tema:
https://brainly.com.br/tarefa/4873166