Uma versão eletrônica para a tabela periódica traz diferentes informações sobre um determinado elemento químico. Conforme mostrado abaixo, ela possibilita a obtenção de dados sobre: o número atômico, a massa atômica, a configuração eletrônica, o ano e o local de síntese e descoberta do elemento químico exposto, e a imagem de uma aplicação. A seguir, tem-se alguns elementos extraídos dessa tabela períodica.
A massa de cada elemento químico, mostrada na tabela periódica, é dada pela média aritmética ponderada de seus isótopos, e, por isso, ela não aparece como um valor exato. A partir das informações apresentadas sobre os elementos químicos e os conhecimentos de classificação dos átomos, é possível perceber um equívoco em uma das análises apresentadas a seguir. A análise que apresenta tal equívoco é sobre
(A)
o potássio-40 (0,012%) é um raro exemplo de um isótopo, que sofre todos os três tipos de decaimento beta, sendo mais radioativo que o urânio e o tório. Cerca de 89,28% do tempo, ele decai para o cálcio-40, isótopo mais abundante do cálcio (96,94%). Assim, conclui-se que o P40 e o Ca40 são isóbaros.
(B)
o cloro tem dois isótopos naturais conhecidos, o cloro-35 e o cloro-37, de massas atômicas de, aproximadamente, 35 e 37, respectivamente. Existem, também, dois isótopos mais abundantes do cálcio, o cálcio-40 e o cálcio-44. Desta forma, ao analisar o Cl37 e o Ca40, percebe-se que são isótonos.
(C)
elementos isoeletrônicos são aqueles que apresentam a mesma quantidade de elétrons, sendo possível a comparação de átomos estáveis com íons. Com isso, pode-se dizer que as espécies de íons O2-, F- e Na+ são isoeletrônicas com o átomo estável de Ne.
(D)
o neônio natural é uma mistura de três isótopos estáveis: neônio-20 (90,02%), neônio-21 (0,26%) e neônio-22 (8,82%). O flúor possui 17 isótopos conhecidos, e somente o flúor-19 é estável e ocorre naturalmente. Com isso, Ne20 e F19 são isóbaros.
Respostas
Resposta:
Questão D (o neônio natural é uma mistura de três isótopos estáveis: neônio-20 (90,02%), neônio-21 (0,26%) e neônio-22 (8,82%). O flúor possui 17 isótopos conhecidos, e somente o flúor-19 é estável e ocorre naturalmente. Com isso, Ne20 e F19 são isóbaros.)
Pode confiar fiz no SPE e está correta!
Explicação:
Conforme solicitado, ao ler as situações expostas, o estaria apto a compreender a linguagem utilizada, bem como investigar e avaliar a coerência da comparação de igualdade de características dos átomos e íons com os dados expostos. Por meio de tal investigação proposta, percebe-se que a comparação dos elementos Ne20 e F19, ao afimar que são isóbaros, é uma relação de igualdade de suas massas atômicas, e, só pela apresentação dos mesmos, já pode ser dita como equívoco (Gabarito D), uma vez que o neônio-20 apresenta massa atômica de 20 u (unidade de massa atômica) e o flúor-19 apresenta massa atômica de 19 u. Além disso, percebe-se que o equívoco da análise em denominá-los de isóbaros e não de isótonos, uma vez que ambos os isópotos apresentados apresentam o mesmo número de nêutrons ( Ne20: n = A – p = A – Z = 20 – 10 = 10 nêutrons em seu núcleo ; F19: n = A – p = A – Z = 19 – 9 = 10 nêutrons em seu núcleo ).
A resposta é: D) o neônio natural é uma mistura de três isótopos estáveis: neônio-20 (90,02%), neônio-21 (0,26%) e neônio-22 (8,82%). O flúor possui 17 isótopos conhecidos, e somente o flúor-19 é estável e ocorre naturalmente. Com isso, Ne20 e F19 são isóbaros.
A definição de isótopos indica que são átomos de um elemento químico que possuem núcleos com o mesmo número atômico, ou seja, tem o mesmo número de prótons (Z), porém apresenta diferentes números de massa atômica (A).
Em relação aos elementos Ne20 e F19, ao afimar que são isóbaros, por conta de que as suas massas atômicas são iguais, uma vez que a definição de isóbaros é que se tratam de átomos de diferentes números atômicos, mas com o mesmo número de massa