É destacado a grande importância do plantio do açúcar no Brasil Colônia como protagonista no sucesso português na implantação da agricultura. Desta forma descreva um breve resumo referente ao ciclo do açúcar, respeitando as principais fases da atividade agrícola mencionadas no livro e correlacione com a atividade no cenário econômico atual.
Respostas
Resposta:
O ciclo teve início em 1516, quando a cana-de-açúcar foi introduzida na ilha de Itamaracá, litoral de Pernambuco, pelo administrador colonial Pero Capico.[1][2][3] Com a criação das capitanias hereditárias, Pernambuco e São Vicente despontaram na produção açucareira, sendo esta última sobrepujada pela Bahia após a implantação do governo-geral. Em 1549, Pernambuco já possuía trinta engenhos-banguê; a Bahia, dezoito; e São Vicente, dois. A lavoura da cana-de-açúcar era próspera e, meio século depois, a distribuição dos engenhos perfazia um total de 256.[4]
O Ciclo do Açúcar foi uma das principais bases econômicas, sociais e culturais no Brasil Colonial compreendido entre meados do século XVI e meados do XVIII. Neste período, a produção de açúcar, voltada para a exportação, nos engenhos do Nordeste brasileiro foi a principal atividade econômica.
Martim Afonso de Souza deu início a produção de açúcar no Brasil entre 1530 e 1532, que a produção do açúcar passou a se desenvolver no Brasil, tornando-se, depois, a base da economia colonial até o século XVIII e caracterizando o que ficou conhecido como Ciclo do Açúcar, através da instalação do primeiro engenho da colônia, na cidade de São Vicente (localizada no atual litoral do estado de São Paulo).