4) Francis Bacon aplica o método da indução. Esse método tem o intuito
de chegar a uma conclusão. Sendo assim, ele é muito utilizado nas
ciências no qual parte de premissas verdadeiras para chegar em
conclusões que podem ou não serem verdadeiras. Sobre a indução
podemos afirmar que:
a) A indução observa casos particulares e os torna universais
b) A indução observa casos universais e os torna particulares
c) A indução não pode ser aplicada nas ciências
d) O método da indução não generaliza
e) Nenhuma das a
Respostas
Resposta:
O método indutivo, raciocínio indutivo ou simplesmente indução, é um tipo de argumento utilizado em diversas áreas do conhecimento. Esse método tem o intuito de chegar a uma conclusão.
Sendo assim, ele é muito utilizado nas ciências no qual parte de premissas verdadeiras para chegar em conclusões que podem ou não serem verdadeiras. Nesse sentido, a indução acrescenta informações novas nas premissas que foram dadas anteriormente.
Explicação:
Como exemplo, podemos pensar nas observações de um cientista que analisa a temperatura de ebulição da água. Primeiramente, ele observa que o ponto de ebulição da água é 100 °C.
Para ter certeza, o cientista realiza essa experiência diversas vezes. Ao chegar na mesma conclusão, ele determina que o ponto de ebulição da água sempre será de 100 °C.
Assim, podemos notar que a conclusão obtida pelo cientista foi alcançada pela observação, ou seja, a indução. Elas, portanto, são baseadas na observação sistemática dos fatos.
Embora o método indutivo seja muito utilizado na ciência, alguns estudiosos consideram essa abordagem falha. Isso porque através de um levantamento particular, encontram-se determinadas conclusões prováveis que não passam de suposições. Assim, o método indutivo sugere a verdade, mas não a garante.