Mais que uma crise econômica crise de 1929 e a Grande Depressão contribuíram para gerar mudanças políticas não só apenas nos Estados Unidos mas em todos os países de Economia capitalista Liberal como a política econômica se configurou nos Estados Unidos após a crise
Respostas
Resposta:
Durante o período da crise de 29, vários países em ditaduras ascendiam economicamente. Alemanha, por exemplo. Isso foi possível graças ao intervencionismo estatal. Os EUA reconheceram a eficácia das mãos do Estado na economia, para a época, e em 1935 o Keynesianismo foi aceito e utilizado e com o isso os EUA conseguiram s reerguer.
Keynesianismo, resumidamente, foi uma oposição ao liberalismo de mercado.
Resposta:
A crise foi mais agressiva de 1929 a 1933, onde o desemprego atingiu 27% no Estados Unidos, recessão industrial, diminuição de exportações e diminuição de Empréstimos. Em meio a essa situação foi criado o New Deal - novo acordo, que foi a intervenção do governo na economia feita por Franklin D. Roosevelt, baseado nós princípios do economista John M. Keynes.
Essa intervenção foi: Controle de emissão de valores monetários.
Criação de políticas de emprego e investimentos nos setores básicos da indústria.
O New Deal também implantou várias ações que conciliavam a econômia e ações sociais. O que gerou o as bases do welfare state ou o estado de bem-estar social.
Assim foi possível reeguer a econômia americana. O New Deal durou até a década de 70 quando o liberalismo ganhou força novamente.