• Matéria: Artes
  • Autor: leticiatdn
  • Perguntado 6 anos atrás

Alguém pfv me ajuda,preciso disso logo
1- Uma das principais características do movimento cubista é: *
0 pontos
a) Reproduziam as figuras como elas são
b) É uma arte realista
c) Não representavam as figuras como são na realidade
2- O cubismo foi dividido em: *
0 pontos
a) Três fases: analítico, sintético e sintetizador
b) Duas fases: analítico e sintético
c) Quatro fases: real, analítico, primitivo e sintético
3- Pintor brasileiro que apresenta características cubistas em suas obras é: *
0 pontos
a) Vik Muniz
b) Romero Britto
c) Rego Monteiro
4- Os principais artistas do movimento cubistas, são: *
0 pontos
a) Leonardo da Vinci, Michelângelo
b) Pablo Picasso e Georges Braque
c) Marcel Duchamp e Salvador Dalí
5- Nesta fase, os artistas passaram a acrescentar colagens em suas obras. Estamos falando de qual fase cubista? *
0 pontos
a) Sintético
b) Analítico
c) Criativa

Respostas

respondido por: 1967x
31

Resposta:

1) c) Não representavam as figuras como são na realidade

Características

Precursor, revolucionário, inovador, o Cubismo rompeu com uma das características mais tradicionais da pintura: o uso da perspectiva plana. Em prol de uma verdadeira libertação na arte, os cubistas aboliram a cópia. O artista deve criar, não copiar — é o fim da arte mimética.

Desse modo, não há na arte mais nenhum compromisso em representar a aparência real das coisas. Várias faces de um mesmo objeto são retratadas em um mesmo plano, o objeto pode ser fragmentado, justaposto, refeito em colagens ou reduzido apenas a figuras geométricas. É esse novo uso da geometria, por sinal, que batiza o movimento:

2 b) duas fases

O movimento cubista é dividido em duas fases:

Cubismo analítico (1909): cuja característica é a total decomposição dos objetos representados. Para romper com a representação visual, apresentavam-se vários ângulos sobrepostos e fragmentados de um mesmo objeto, em prol de uma representação conceitual. Muitas vezes essa ênfase na destruição das formas aparentes tornou praticamente impossível reconhecer qualquer figura nos quadros desse período.

Cubismo sintético (1911): momento em que há certa redução na fragmentação dos objetos, tornando as figuras novamente reconhecíveis. Insere-se então a técnica da colagem: outros materiais, como pedaços de jornal, de madeira, de vidro e até mesmo objetos inteiros, passam a fazer parte da pintura. A proposta do Cubismo sintético é levar a pintura a novos estímulos além do visual, incorporando também elementos táteis.

3-b Rego Monteiro

O pintor brasileiro Vicente do Rego Monteiro foi um dos artistas que participou da Semana de Arte Moderna, em São Paulo. Ele produziu obras influenciadas fortemente pela estética cubista, a qual foi trabalhada de forma muito própria.

4-b Pablo Picasso e Georges Braque

Georges Braque (1882-1963)

Pintor de origem francesa considerado o precursor do Cubismo, em conjunto com Pablo Picasso. Produziu pinturas, gravuras, desenhos e esculturas. Representava paisagens, natureza morta e objetos do cotidiano, como copos e garrafas, de fácil decomposição, além de instrumentos musicais, aludindo à temporalidade da música, relacionada à unidade espaço-temporal que a técnica cubista buscava com a representação de sobreposições de um mesmo objeto em um mesmo tempo.

Pablo Picasso (1881-1973)

Também fundador do Cubismo, nasceu em Málaga, na Espanha. Além de pintor, foi também ceramista, escultor, cenógrafo, dramaturgo e poeta. Foi autor de uma produção imensa, dividida em várias fases, deixando um legado de mais de 10 mil itens. A preferência por linhas geométricas, pela sobreposição dos planos, pela moderação no uso das cores e pela influência direta da arte africana é marcante em sua fase cubista. Picasso é o autor da obra considerada como inaugural do Cubismo, Les demoiselles d’Avignon (1907).

Explicação:

agora é só marcar melhor resposta.

respondido por: thaispilatti
16

1- R: c)

2- R: b)

3- R: b)

4- R: b)

5- R: a)

                             Espero ter ajudado! <3

Perguntas similares