Pesquisar sobre Fake news, e escrever um texto com argumentos, diferenciando liberdade de expressão de discursos de ódio. No seu texto, você pode utilizar exemplos vistos / lidos.
Respostas
Resposta:
Apesar de parecer recente, o termo fake news, ou notícia falsa, em português, é mais antigo do que aparenta. Segundo o dicionário Merriam-Webster, essa expressão é usada desde o final do século XIX. O termo é em inglês, mas se tornou popular em todo o mundo para denominar informações falsas que são publicadas, principalmente, em redes sociais.
O que significa fake news?
Não é de hoje que mentiras são divulgadas como verdades, mas foi com o advento das redes sociais que esse tipo de publicação popularizou-se. A imprensa internacional começou a usar com mais frequência o termo fake news durante a eleição de 2016 nos Estados Unidos, na qual Donald Trump tornou-se presidente. Fake news é um termo em inglês e é usado para referir-se a falsas informações divulgadas, principalmente, em redes sociais.
Resposta: A liberdade de expressão é um dos direitos fundamentais do homem, respaldado pela Declaração Universal dos Direitos Humanos, documento que serviu e serve como referência para a construção da constituição de várias nações em todo o mundo. A Constituição Federal brasileira da garantia à liberdade de expressão em seu quinto artigo e define o termo pela livre manifestação do pensamento, de atividade intelectual, artística, científica e de comunicação, independente de censura ou licença, sendo vedado o anonimato.
Vale lembrar que a liberdade de expressão é considerada um direito básico de todo ser humano, cabe, portanto, o dever de assegurá-la, às autoridades políticas de cada país.
No caso do Brasil, o exercício desse direito também está diretamente ligado a redemocratização do país. Visto que, não há muito tempo sofremos alguns anos de ditadura militar, onde o ato de se expressar livremente era cerceado com violência e deportações da própria pátria.
Explicação: