Leia com atenção o texto sobre República Velha (1889-1930) e, em seguida, assinale a alternativa correta sobre esse período.A República Velha é dividida em dois momentos: a República da Espada e a República Oligárquica. A República da Espada abrange os governos dos marechais Deodoro da Fonseca e Floriano Peixoto. Foi durante a República da Espada que foi outorgada a Constituição que iria nortear as ações institucionais durante a Primeira República. Além disso, o período foi marcado por crises econômicas, como a do Encilhamento, e por conflitos entre as elites brasileiras, como a Revolução Federalista e a Revolta da Armada. A República Oligárquica foi marcada pelo controle político exercido sobre o Governo Federal, pela oligarquia cafeeira paulista e pela elite rural mineira, na conhecida “política do café com leite”. Foi nesse período ainda, que se desenvolveu, mais fortemente, o coronelismo, garantindo poder político regional às diversas elites locais do país.Disponível em: . Acesso em: 23.09.2015. Adaptado.
a)A República Velha foi marcada, politicamente, pelo Voto de Cabresto, que consistia no voto livre apenas para os homens.
b)Durante esse período, ocorreram movimentos que pediam a volta da monarquia, como, por exemplo, o acontecido em Canudos-BA, liderado por Antônio Conselheiro.
c)As revoltas e os movimentos ocorridos na República Velha, como Contestado, Canudos, Chibata e Cangaço, nasceram de classes populares, que não eram assistidas ou privilegiadas pelo poder público.
d)Com a Proclamação da República no Brasil, houve a separação entre a Igreja Católica e o Estado, permitindo, assim, o reconhecimento do casamento civil, o que foi duramente contestado pelo Padre Cícero Romão, no Ceará.
e)A Política do Café com Leite garantia a manutenção do poder político nacional entre os estados de São Paulo e Minas Gerais, sendo contestado na Região Nordestes pelos bandos de Cangaceiros, sendo o de Lampião o mais famoso.
Respostas
resposta: letra D tá correto
Sobre a República Velha, ocorrida no Brasil entre os anos de 1889 e 1930 podemos afirmar que “As revoltas e os movimentos ocorridos na República Velha, como Contestado, Canudos, Chibata e Cangaço, nasceram de classes populares, que não eram assistidas ou privilegiadas pelo poder público. ” (alternativa c).
Mudança política, mas estruturas sociais continuaram sendo deixadas de lado
Com a Proclamação da República, não houve por parte do novo governo um projeto que visava a integração de todos os cidadãos à sociedade.
O governo estava voltado para as práticas políticas e econômicas que trouxesse benefícios para os grandes produtores de café. Durante este período, café era o principal produto da economia nacional. Os grandes fazendeiros eram beneficiados pelas políticas públicas em torno do produto.
O restante da população foi deixada de lado, sendo comuns o surgimento de movimentos que durante este período, devido ao abandono da população por parte dos governos, buscavam garantir o mínimo de direitos dentro da realidade na qual viviam.
Bons estudos!
Aprenda mais sobre a República Velha em: https://brainly.com.br/tarefa/10983462