O Modernismo brasileiro Iniciado na década de 1920, o Modernismo brasileiro é um movimento de amplo espectro cultural, caracterizado pela convergência de elementos das vanguardas acontecidas na Europa antes da Primeira Guerra Mundial como Cubismo e Futurismo – assimiladas antropofagicamente em fragmentos justapostos e misturados. Seus precursores, como Lasar Segall, Anita Malfatti, Victor
Brecheret, Tarsila do Amaral, Vicente do Rego Monteiro, Ismael Nery e Di Cavalcanti, transformariam São Paulo no centro das ideias modernistas. Diferentemente do Rio de Janeiro, reduto da burguesia tradicionalista e conservadora, São Paulo, incentivado pelo processo e pelo afluxo de imigrantes italianos, será o cenário propício para o desenvolvimento do processo do Modernismo. Este processo teve eventos como a primeira exposição de arte moderna com obras expressionistas de Lasar Segall em 1913, o escândalo provocado pela exposição de Anita Malfatti entre dezembro de 1917 e janeiro de 1918 e a ‘descoberta’ do escultor Victor Brecheret em 1920. Com maior ou menor peso, estes três artistas constituem, em período heroico do Modernismo brasileiro, os antecedentes da Semana de 1922. Baseado no texto e em seus conhecimentos sobre a Semana de Arte Moderna de 1922, considere as afirmativas abaixo: I. Em 1917, a exposição de Anita Malfatti provocaria um escândalo que iniciaria um processo cultural proveniente do encontro de jovens intelectuais com artistas plásticos, dando origem ao Modernismo brasileiro. II. O Modernismo brasileiro é um movimento cultural amplo que simplesmente converge elementos externos como o Cubismo e o Futurismo, fazendo com que a arte brasileira, deste período, apenas reflita os aspectos culturais europeus. III. A Semana de Arte Moderna de 1922 é considerada referência para o desenvolvimento do Modernismo no Brasil. IV. Entre as intenções da Semana de Arte Moderna de 1922 estava a de colocar a cultura brasileira a par com a vanguarda europeia, pregando a tomada de consciência da realidade brasileira. V. Os objetivos e as intenções da Semana de Arte Moderna de 1922 foram facilmente entendidos pelas elites brasileiras, facilitando a propagação do movimento. São corretas apenas as afirmações:
a) I e II
b) I e V
c) I, III e IV
d) III, IV e V
Respostas
respondido por:
1
Resposta:
c) I, III e IV
Explicação:
Perguntas similares
5 anos atrás
5 anos atrás
5 anos atrás
7 anos atrás
7 anos atrás
7 anos atrás
8 anos atrás
8 anos atrás