O que entendi sobre o que é o Teatro do Oprimido?
Por favor, façam parecer que não é resposta totalmente colada de algum site
Respostas
Resposta e explicação:
O Teatro do Oprimido foi criado pelo dramaturgo, diretor e teórico Augusto Boal em 1960, o Teatro do Oprimido (TO) é caracterizado como um método que utiliza de técnicas, exercícios e jogos teatrais para estimular a discussão e problematização de assuntos políticos, sociais, éticos e estéticos. Essa discussão é realizada de forma ativa para que a postura de praticantes e espectadores seja relevante diante de conflitos, objetivos, desejos e problemas aleatórios.
O Teatro do Oprimido é visto como uma metodologia que trabalha o lado artístico, social e político de praticantes e espectadores, sendo que, através de técnicas utilizadas ao longo de sua realização, ele é capaz de ajudar as pessoas a desenvolver a desmistificação do seu corpo e mente, aprendendo a discutir sobre os mais variados assuntos e expor suas opiniões de forma única. O Teatro do Oprimido ajuda a pessoa buscar a ação dentro si, preparando-a para ações que possam ocorrer no futuro.
Tanto para o praticante, quanto para o espectador, o teatro do oprimido estimula a busca da sua liberdade de ação, para expor de forma simples sua opinião real e estar a par do que acontece no mundo, desenvolvendo uma espécie de libertação dos oprimidos, ou seja, libertar os indivíduos que se sentem coagidos e submetidos a algo, seja por autoridades, pela sociedade, pelo uso da força e assim em diante.
Ter voz ativa. É basicamente o que se pode interpretar a partir das técnicas expostas no teatro do oprimido, que busca ativar sensores que ajudam as pessoas superarem limitações e estejam prontas para trabalhar sua liberdade e de criar o “novo”. A ideia é que, através de todas as técnicas utilizadas ao longo da metodologia, as pessoas possam se estimular de forma a discutir sobre os mais variados problemas que surgem no cotidiano, refletindo sobre as ações realizadas.
Ao todo, são três princípios classificados como essenciais para desenvolver a evolução e a liberdade criativa das pessoas. O primeiro seria o reapropriamento dos meios de produção teatral pelos oprimidos. O segundo trata-se da quebra da quarta parede. E o terceiro que seria a insuficiência do teatro diante da transformação social. O princípio do Teatro do Oprimido age de forma importante para a libertação do ser, principalmente por conta das propostas serem tratadas como “fortes” princípios para atingir o objetivo.
- O primeiro princípio indica o objetivo de Augusto Boal em reapropriar os meios de produção teatral pelos seres que se sentem oprimidos, de forma com que o “fazer teatral” possibilite recuperar todo o processo e recurso que fora reprimido pelo aspecto social. Com isso, todos passam a ter capacidade de criar algo, de se expor de forma clara e, principalmente, se colocar diante de alguma opinião imposta.
- – O segundo princípio se baseia na quebra da quarta parede que se é colocada entre o ator e o público. A ideia é romper essa parede de forma com que todos possam refletir de forma livre, tendo sua própria crítica e realidade. Segundo Augusto, o rompimento busca trazer o público para dentro da reflexão feita nos palcos, estimulando-o para interagir diante dos problemas compartilhados valorizando a capacidade criativa das pessoas.
- – O terceiro princípio é tratado por Augusto como uma forma de desenvolver uma consciência própria do teatro, ampliando as opções de forma com que as pessoas tenham possibilidades para transformar a sua vida das pessoas, convertendo as intervenções em mudanças reais, e acabar com a opressão.
Espero ter ajudado!!
Bons estudos!!
Resposta:
O Teatro do Oprimido é visto como uma metodologia que trabalha o lado artístico, social e político de praticantes e espectadores, sendo que, através de técnicas utilizadas ao longo de sua realização, ele é capaz de ajudar as pessoas a desenvolver a desmistificação do seu corpo e mente