Vê-se que no Brasil temos várias instituições que fornecem dados confiáveis a construção de indicadores sociais para subsidiar a elaboração de planejamento público e de políticas públicas. No entanto percebe-se um certo antagonismo entre a boa gestão pública e a vontade política dos governantes, o que acarreta uma dissonância entre aquilo que se diz e aquilo que se faz. Qual a sua opinião sobre isso e como superar essa dissonância?
Respostas
Infelizmente, esse antagonismo é baseado na capacidade de o gestor conseguir não se corromper facilmente. Desse modo, ele pode focar no uso eficiente dos recursos públicos e no adequado direcionamento do dinheiro para a prestação de serviços e construção de obras públicas.
Veja um exemplo de gestor público que está presente em sua cidade: Secretário de Educação.
Essa dissonância pode ser superada com a construção de equipes técnicas (com foco na produtividade) e sem interferências de agentes políticos corruptos.
Cuide-se bem!
Essa dissonância pode ser superada por meio da criação de equipes técnicas e especializadas que auxiliarão os gestores públicos nas tomadas de decisões.
Ou seja, essas equipes deveriam ser formadas por pessoas especializadas em um dado assunto de interesse, de modo que devem filtrar, analisar, interpretar todas as informações para que seja vista pelo gestor.
Por exemplo, na área da educação poderia ser formada uma equipe técnica formada por professores e outros profissionais da educação, que deveriam analisar pautas educacionais para que posteriormente pudessem apresentar as mesmas ao gestor.
Saiba mais:
https://brainly.com.br/tarefa/22718045
Bons estudos!