Respostas
Função no aparelho respiratório
Os alvéolos pulmonares são responsáveis pelas trocas gasosas entre o meio ambiente e o organismo. Essas estruturas redondas e pequenas ficam em uma região do pulmão de grande vascularização, ou seja, por onde passa muito sangue.
Quando inspirado, o oxigênio se espalha pelo sangue. Enquanto isso, o gás carbônico difunde-se para o interior dos alvéolos.
As trocas gasosas entre o meio ambiente e o organismo ocorrem durante um processo chamado de hematose – quando o ar é inspirado e oxigena os pulmões. Em cada pulmão existem milhões alvéolos.
Estrutura dos alvéolos pulmonares
Os alvéolos pulmonares são compostos por paredes revestidas por um epitélio simples pavimentoso (tecido animal, constituído por células justapostas, com pouca substância intercelular).
Essas células são chamadas de pneumócitos I e II. Vistos a um microscópio, o que é necessário, pois são partículas minúsculas que medem aproximadamente 1mm, o formato é de uma lâmina formada de tecido conjuntivo frouxo, rico em fibras elásticas e reticulares que serve de sustentação à rede de capilares alveolares.
Os alvéolos pulmonares ficam organizados em grupos, como várias bolas juntas. Eles se localizam na última posição dos brônquios. O ar que chega nessas estruturas é separado do sangue em quatro partes: citoplasma do pneumócito tipo I, a lâmina basal do pneumócito tipo II, a lâmina basal do capilar, e o citoplasma da célula endotelial. Essas estruturas são um conjunto de membranas que fazem com que o ar do alvéolo pulmonar passe para o sangue.