1) (Cesgranrio) Que descrição melhor explica o mecanismo da digestão intracelular, subsequente ao processo de fagocitose exibido por certos protozoários? *
0 pontos
a) Inicialmente, a substância a ser incorporada adere à superfície celular; surgem a seguir depressões da membrana do citoplasma, que resultam em vesículas, as quais penetram no fluido intracelular e se associam aos lisossomos secundários, para a digestão final.
b) Partículas microscópicas são incorporadas ao citoplasma por meio da formação de pseudópodos; constitui-se em torno delas um vacúolo que passa ao citoplasma, e que posteriormente se funde com o lisossoma primário, aí ocorrendo a digestão intracelular.
c) Inicialmente são emitidas projeções do citoplasma, que envolvem gotículas do meio extracelular, constituindo vacúolos de conteúdo líquido; esses vacúolos são envolvidos por numerosos microfilamentos, e seu conteúdo é gradativamente eliminado para o citoplasma para excreção.
d) Substâncias ou partículas do meio extracelular são circunscritas por pseudópodos emitidos pelo protozoário; o material estranho é incorporado ao citoplasma, onde é imediatamente submetido à ação das enzimas autofágicas; os resíduos da digestão são incorporados em lisossomos e constituem os corpos residuais da digestão.
e) A primeira etapa corresponde à aderência da partícula extracelular à superfície do protozoário; em seguida, a partícula é ativamente transportada através da membrana plasmática; ao penetrar no citoplasma, recebe um invólucro de membranas lisossômicas, onde se encontram as enzimas digestivas; a digestão se processa então no interior do vacúolo assim formado.
Respostas
Resposta:
b) Partículas microscópicas são incorporadas ao citoplasma por meio da formação de pseudópodos; constitui-se em torno delas um vacúolo que passa ao citoplasma, e que posteriormente se funde com o lisossoma primário, aí ocorrendo a digestão intracelular
Explicação:
Alternativa B) Partículas microscópicas são incorporadas ao citoplasma por meio da formação de pseudópodos; constitui-se em torno delas um vacúolo que passa ao citoplasma, e que posteriormente se funde com o lisossoma primário, aí ocorrendo a digestão intracelular.
O processo de fagocitose dos protozoários é uma ação mecânica, em que há projeções citoplasmáticas sobre a partícula, englobando-a com pseudópodos. Com isso há formação de um fagossomo em que o lisossomo primário vai atuar liberando enzimas digestivas.
A partir do momento em que há essa fusão, forma-se o lisossomo secundário - ou vacúolo digestório, onde haverá a digestão intracelular. As porções da partícula que não são digeridas, ficam no citoplasma para serem eliminadas e recebem o nome de corpo residual.
Os lisossomos são vesículas muito importantes para a digestão intracelular, pois estão repletas de enzimas digestivas como lipases, nucleases, fosfatases, proteases e fosfolipases. Assim que são produzidos, eles se chamam lisossomos primários e quando começam a atuar "transformam-se" em lisossomos secundários.
Continue estudando em https://brainly.com.br/tarefa/22327236