2) O que é a transição demográfica? Como ela contribui com os estudos sobre a população de um país?
Respostas
Resposta:
Temos varias contribuições, vamos facilitar a compreensão.
Explicação:
Transição demográfica: É o nome dado ao fenômeno da redução da mortalidade, acompanhado do crescimento ao acesso dos serviços sociais de educação, segurança, saúde e de saneamento básico.
Dividimos em quatro estágios.
_ No primeiro estágio, observa-se a característica de crescimento das sociedades tradicionais, em que a natalidade e a mortalidade são elevadas, o que contribui para um tímido, quase nulo, crescimento demográfico.
_ O segundo estágio assinala o desenvolvimento industrial, econômico e social das populações. É o estágio característico da modernidade, quando há o rápido decrescimento das taxas de mortalidade, enquanto as taxas de natalidade demoram a cair.
_ O terceiro estágio demarca o desenvolvimento urbano, a difusão de métodos contraceptivos e a queda das taxas de natalidade, que se relacionam, sobretudo, à inclusão da mulher no mercado de trabalho. Com isso, a fecundidade diminui e o crescimento demográfico mantém-se em um nível moderado.
_ Quarto estágio, observa-se um regime demográfico considerado moderno, com baixas taxas de natalidade e mortalidade, com um crescimento demográfico próximo a zero. É o atual período da maioria dos países desenvolvidos da atualidade.