Respostas
Explicação:
Os três princípios fundamentais do regime democrático ateniense era:
A isonomia, que é a igualdade de todos os cidadãos perante a lei;
A isegoria, que é a igualdade de todos no falar (em termos atuais é o mesmo que liberdade de expressão), igualdade do direito a manifestação na eclesia (assembleia dos cidadãos onde se discutiam assuntos das polis);
A isocracia, que é a igualdade de todos ao poder (igualdade de acesso aos cargos de poder).
É importante lembrar que além dos princípios listados acima que eram partes cruciais da democracia ateniense, ficavam fora dessa estrutura política as mulheres, os estrangeiros (metecos), e os escravos.
Espero ter ajudado ಡ ͜ ʖ ಡ
Resposta:
democracia direta
democracia representativa
democracia participativa
Explicação:
1- democracia direta: é uma forma clássica que os atenienses exerciam. Não haviam representantes, apenas o corpo de cidadãos que era quem legislava. Os próprios cidadãos ( homens, nativos de Atenas ou filhos atenienses e livres) preparavam-se para as assembléias e reuniam-se na Ágora, que era um local público usado para fazer assembléias legislativas, onde se eram criadas, debatidas e alteradas as leis atenienses.
2- Democracia Representativa: as democracias representativas são regidas por constituições que estabelecem um Estado Democrático Direito, onde todo cidadão é igual perante a lei e todo ser humano se torna um cidadão.
3- Democracia Participativa: Essa democracia é uma junção de elementos das outras duas. Nessa democracia existem eleições que escolhem e nomeiam membros executivos e Legislativo, porém tal ato só pode ser feito com a participação e autorização dos cidadãos.
espero ter ajudado!