• Matéria: Biologia
  • Autor: andreluisberaldolopi
  • Perguntado 6 anos atrás

São características que aproximam as Coníferas das Pteridófitas:
a) A avascularidade
b) A presença de sementes
c) Os soros presentes em suas folhas
d) A presença de tecidos específicos para a realização da fotossíntese
e) A ausência de raízes verdadeira

Respostas

respondido por: sofiaxlemo
1

Resposta:

Olá!

Explicação:

primeiramente, vamos lembrar as características dessas duas filos:

pteridófitas são a segunda filo do reino Plantae a surgir. Elas evoluíram das briófitas, que eram pequenas por não ter tecidos verdadeiros. As pteridófitas foram a desenvolver esses tecidos de transporte, sendo todas as plantas a partir dela chamadas de traqueófitas por possuírem tecido condutor de seiva. o esporófito, que antes nas briófitas cresciam em uma cápsula, agora se agrupam e formam os soros, normalmente na parte inferior das folhas. ainda não temos todas as estruturas verdadeiras. seu caule é subterrâneo e suas raízes ainda são chamadas de rizóide, mas já temos folhas verdadeiras e tecidos específicos para a fotossíntese. sua reprodução ainda depende da água, pois seu gameta masculino, o anterozoide, se locomove por flagelo.

as gimnospermas, que abrigam o grupo das coníferas, têm uma novidade evolutiva: sementes. seus gametas não são mais livres, portanto, não necessitando mais da água para a reprodução e não havendo mais esporângio explícito, ou seja, sem soros.

excluímos a letra A, pois sabemos que apenas as briófitas são avasculares. excluímos a B, pois sabemos que pteridófitas não têm sementes, e sim esporos nus. excluímos a C, pois sabemos que apenas pteridófitas têm soros. Excluímos a E, pois sabemos que as gimnospermas têm raízes verdadeiras. assinalamos, então, a D, que diz terem tecidos específicos para a fotossíntese, as conhecidas folhas ;)

Perguntas similares