Respostas
Resposta:O gás natural é originado pela degradação da matéria orgânica (restos de vegetais, algas e animais) por bactérias anaeróbias em camadas muito profundas da crosta terrestre ou abaixo dela. Foi sendo formando com o passar de milhões de anos, junto com o processo natural de formação do planeta.
A matéria orgânica proveniente de vegetais, de natureza seca, alcança maiores profundidades e sofre maior aquecimento transformando-se em carvão mineral, xisto e metano. Enquanto que os restos de algas e animais, de natureza gordurosa, não passam por esse cozimento gradual e originam o petróleo.
Nos estágios finais de degradação dessa matéria gordurosa, o petróleo transforma-se em um condensado volátil associado aos hidrocarbonetos gasosos, entre os quais predomina o metano. Por isso é comum encontrar o gás associado ao petróleo, chamado gás natural associado. Quando há pouca ou nenhuma quantidade do petróleo, é dito gás natural não associado.
Explicação:O gás natural é conhecido pela humanidade desde os tempos da Antiguidade. Um dos primeiros registros históricos de uso econômico ou socialmente aproveitável do gás natural, aparece na China, nos séculos XVIII e XIX.