• Matéria: Química
  • Autor: ricardowong0505
  • Perguntado 6 anos atrás

classifica as ligações estabelecidas pelos atomos

Respostas

respondido por: gaab2602
2

Resposta:

ligação iônica

Nesse tipo de ligação, os metais tendem a perder elétrons, transformando-se em cátions (íons positivos), e os ametais e o hidrogênio ganham elétrons, tornando-se ânions (íons negativos).

ligação metálica

Esse tipo de ligação acontece entre metais, que englobam os elementos da família 1A (metais alcalinos), 2A (metais alcalinoterrosos) e os metais de transição (bloco B da tabela periódica – grupo 3 ao 12), formando o que chamamos de ligas metálicas.

ligação covalente

acontecem pelo compartilhamento de elétrons. Em virtude da baixa diferença de eletronegatividade entres os elementos ligantes, eles não doam ou recebem elétrons, mas compartilham pares eletrônicos para assim ficarem estáveis de acordo com a regra do octeto.

espero ter ajudado!

respondido por: Thoth
1

Resposta:

Ligação metálica

Ligação metálica é atração eletrostática que ocorre entre um grande número de núcleos e um grande número de elétrons presentes na estrutura do metal.

Metais tem a tendência de ceder elétrons da última camada por terem baixa eletronegatividade, transformando-se em cátions que estão agrupados em formas geométricas, formando um retículo cristalino.

Os elétrons da camada mais externa do átomo formam uma nuvem eletrônica (mar de elétrons) dentro do retículo criando uma  interação entre os cátions (do núcleo) e os elétrons livres.

Os elétrons não escapam do retículo cristalino, movimentam-se apenas nele.

Lembre-se que metais são os elementos que pertencem aos grupos 1 (metais alcalinos), 2 (metais alcalino-terrosos), do 3 ao 12 (metais de transição), os metais de pós-transição e os lantanídeos e actinídeos.

=*=*=*=*=*=*=*=*=*=*=*=*=*=*=*=*=*=*=*=*=*=*=*=*=*=*=*=*=*=*=*=*=*=*=*=*=*=*=

Ligação iônica

Na ligação iônica há a formação de íons pela transferência de elétrons entre os átomos, criando uma atração eletrostática entre eles.

Esta é uma ligação que ocorre entre metais (que são pouco eletronegativos) e que tem a tendência de ceder elétrons para estabilizar-se (octeto) transformando-se em cátions (+) e não metais (que são eletronegativos) que tem a tendência de receber elétrons, transformando-se em ânions (-).

Ex: sódio + oxigênio

- distribuição eletrônica

Na: 1s2 2s2 2p6 3s1

O: 1s2 2s2 2p4

- vemos que o sódio (metal) tem apenas 1 elétron na sua camada de valência (a última) e tem a tendência de cedê-lo para ficar estável com 8 elétrons na camada 2;  

- o oxigênio (não metal) tem 6 elétrons na última camada (de valência) e tem a tendência de receber 2 elétrons para ficar estável;

- assim, no composto formado 2 átomos de Na cedem seu elétron para 1 átomo de O, formando o composto iônico Na₂O.  

=*=*=*=*=*=*=*=*=*=*=*=*=*=*=*=*=*=*=*=*=*=*=*=*=*=*=*=*=*=*=*=*=*=*=*=*=*=*=

Ligação covalente

É a ligação química que ocorre entre átomos em que há o compartilhamento de elétrons entre eles, desta forma ambos alcancem a estabilidade química (Regra do Octeto). Não há transferência de elétrons, existe apenas o compartilhamento.

Os elétrons compartilhados podem ser de um ou de ambos os átomos envolvidos na ligação.

A ligação covalente ocorre em elementos que tem de 4 a 7 elétrons na camada de valência e tem diferença de eletronegatividade menor que 2.

Perguntas similares