Respostas
Resposta:
A Reforma (Protestante) aumentou o poder real na exata medida em que reduziu a capacidade da Igreja Católica de influenciar nos rumos políticos nacionais.
Antes da Reforma o poder, tanto econômico quanto político, da Igreja Católica era gigantesco, de modo que chegava a "incomodar" os reis e príncipes na condução de seus Estados, proibindo determinadas medidas econômicas consideradas necessárias - como a prática da usura - e exigindo cada vez mais terras, coisa que mudou radicalmente com a perda de poder pós-Reforma Protestante.
A Reforma tem ligação direta com o aumento do poder real, pois enfraqueceu o universalismo papal.
Reforma Protestante e Poder Real
As reformas protestantes tiveram muito impacto sobre a visão da sociedade sobre a Igreja Católica, o que botou a credibilidade da instituição católica em dúvida.
Uma dos pontos questionados pelas reformas era a centralização do poder político nas mãos do papa. Com isso, o poder real começou a ter mais autoridade perante a Igreja Católica, e não precisavam "justificar" ou pedir permissão para ela ao realizar suas ambições.
A Igreja Católica perdeu tanto poder, que o monarca Henrique VIII rompeu relações com a Igreja para possuir mais poderes perante ao Estado inglês, e criou sua própria igreja, a Anglicana.
Saiba mais sobre "Reforma Protestante" aqui: https://brainly.com.br/tarefa/29049590
#SPJ2