Sobre Joana D’Arc, o historiador Jules Michelet escreveu: "Pela primeira vez, sente-se, a França é amada como uma pessoa, e ela torna-se tal desde o dia em que a amam. Até ali era uma reunião de províncias, um vasto caos feudal, um país imenso, de ideia vaga. Mas desde esse dia, pela força do coração é uma pátria".
Comente esse texto, explicando as consequências da Guerra dos Cem Anos (1337-1453) para a França e para o sistema feudal.
Respostas
Resposta:
Explicação:
A guerra contribuiu na França para revelar uma nova força: o sentimento nacional. A atuação de Joana d ́Arc, simples camponesa que identificou a continuidade da monarquia francesa como fundamental para a libertação da França do domínio britânico, refletiu os sentimentos do povo francês, cujo futuro devia ser totalmente desvinculado da Inglaterra. Esse nacionalismo emergente foi capitalizado a serviço da monarquia pelos reis valois para a consolidação de um poder central em bases nacionais. A criação de um exército nacional e profissional permanente à serviço da monarquia, também dispondo de impostos permanentes, foi fundamental para a vitória final da França e a retomada da centralização política e territorial nacional.