• Matéria: História
  • Autor: jussykk
  • Perguntado 6 anos atrás

Leia as razões apontadas para o pioneirismo português no processo de expansão marítima ocorrido na Europa no início da Idade Moderna. Com base no texto, veja se você discorda de algumas delas. Quando discordar, justifique nas linhas abaixo. Não esqueça de indicar qual delas você estará discordando ("a", "b", "c", "d" ou "e").

a) Portugal está geograficamente, muito bem posicionado em relação às outras nações europeias. Seu litoral é inteiramente banhando pelo Oceano Atlântico, que se tornou a principal rota se ligação entre o Ocidente e o Oriente.
b) Apenas a nobreza portuguesa incentivou as atividades comerciais em Portugal, diferentemente da nobreza de outras nações europeias, em que a burguesia era a grande interessada no crescimento do comércio.
c) O conhecimento das técnicas de navegação foi muito significativo em Portugal. A cidade de Sagres se tornou um grande polo de desenvolvimento e compartilhamento de novas "tecnologias naves".
d) Por muitos séculos, a convivência dos portugueses com os árabes que habitaram a Península Ibérica permitiu que estes se apoiassem a monarquia portuguesa no processo de expansão marítimo-comercial a partir do início do século XVI.
e) A formação e o fortalecimento do Reino de Portugal, fortemente apoiados pela burguesia, desde o século XVI, favoreceram muito o esforço português no processo de expansão marítima iniciado ainda no século XV.​

Respostas

respondido por: Polianne8
32

Incorretas são B e D

Justificativa: B - não foi apenas Portugal, pois França, Espanha, Inglaterra e entre outros países da Europa participaram do absolutismo ( tipo quase todos)

Justificativa: D - muitos países da Europa brigavam com os Árabes, meio que todo mundo, e tanto é que eles foram expulsos da Europa antigamente, eles brigavam com os Árabes pelo principal motivo que era religião.

ESPERO TER AJUDADO


joanavitoriaandrade6: obg
Polianne8: Dndd
franrafa012pdgelw: obgdd
Anônimo: ajudou
Anônimo: muito
Polianne8: obrigada!
Perguntas similares