Quais são os fatores que influenciam a dilatação linear? Qual a equação que usa-se para resolver problemas com dilatação linear?
Respostas
Resposta:
- Olá, tudo bem? Bom, os principais fatores que você deve lembrar ao falar em dilatação linear são os seguintes: a variação de temperatura que o material sofreu ao entrar em contato com uma fonte de calor, o comprimento que o material tinha ANTES de sofrer a dilatação, ou seja, comprimento inicial, e o material de que é feito o corpo que você está estudando (Exemplo: Cobre, ferro, ouro etc...)
- Agora vamos à outra pergunta...
a equação usada para resolver problemas com dilatação linear é a seguinte : ΔL = L0. α. Δθ, em que "Delta L (ΔL) significa a variação do comprimento do corpo, L0 significa o comprimento inicial do corpo, o alfa (α) é o coeficiente de dilatação linear, que CADA CORPO TEM O SEU, por isso é necessário ver o MATERIAL de que o corpo é formado, e, por último, o Delta Teta (Δθ) que é a variação de temperatura sofrida pelo corpo!!
OBS: lembrando que a dilatação linear estuda a dilatação sofrida pelos corpos em apenas 1 DIMENSÃO, ou seja, APENAS o comprimento, ou ela "ESTICA" ou ela "CONTRAI" em apenas uma direção!
Espero ter ajudado, respondi com muito carinho, até a próxima!! :)))
Resposta:
O comprimento.
O coeficiente de dilatação linear.
A variação de temperatura.
O tipo do material
Explicação:
Dilatação linear
Aplica-se apenas para os corpos em estado sólido, e consiste na variação considerável de apenas uma dimensão. Como, por exemplo, em barras, cabos e fios.
Com isso é possível concluir que a dilatação linear ocorre de maneira proporcional à variação de temperatura e ao comprimento inicial Lₒ. Mas ao serem analisadas barras de dimensões iguais, mas feitas de um material diferente, sua variação de comprimento seria diferente, ou seja, depende do tipo de material
com isto porque a dilatação também leva em consideração as propriedades do material com que o objeto é feito, este é a constante de proporcionalidade da expressão, chamada de coeficiente de dilatação linear (α).
ΔL = Lo.α.Δt
ΔL = variação de comprimento
Lo = comprimento inicial
α = coeficiente de dilatação linear
Δt = variação de temperatura
Lf = Lo.[1 + α (Δt)
Lf = comprimento final
Δt = tf - ti
ti = temperatura inical
tf = temperatura final