Respostas
Globalização e A História das Coisas
O filme aborda de uma forma clara como o homem vem destruindo os recursos naturais do planeta como as florestas, os rios, os animais terrestre e os marinhos, entre outros recursos para alimentar o capitalismo e a globalização. A autora (Annie Leonard) aborda como os EUA explora os países subdesenvolvidos para obter recursos naturais e principalmente mão-de-obra barata, e para obter esses recursos tem como consequência o consumo desenfreado e consequentemente a destruição do meio ambiente como desmatamento, poluição do ar, sem falar dos tóxicos usados nas industrias, tudo isso para alimentar o sistema capitalista e a globalização. Até que ponto a globalização está em nossas vidas? Em todo momento, o texto nos fala do processo da globalização que aconteceu na década de 70 e ganha velocidade na década seguinte, um dos motivos principais.
Esse crescimento foi o do desenvolvimento de novas tecnologias como por exemplo o ramo da telecomunicação. Devido a esse crescimento rápido da tecnologia o filme mostra a gravidade do sistema onde o valor do homem é colocado em uma balança de acordo com a intensidade do seu consumo ou seja quem não compra muito não tem valor, porque não está alimentando a seta amarela que representa o capitalismo.
Tanto no vídeo como no texto é abordado como as corporações exercem um poder muito grande sobre o estado, fazendo dos nossos governantes marionetes nas mãos das grandes corporações ao invés de ajudar as pessoas que colocaram os mesmo no poder, deixando de lado a melhoria na infraestrutura, moradia, saúde, e segurança entre outros, mais eles tem que fazer primeiro a vontade das grandes corporações, porque foi essas corporações que financiaram as campanhas dos governantes. As grandes corporações tentam mascarar dizendo que está diminuindo a poluição do planeta com produtos ecológicos, você acredita nisso? As grandes corporações não estão nem um pouco preocupadas se os recursos do planeta estão acabando ou se a poluição está aumentando, a única coisa que eles se importam é se eu e você estamos comprando, se estamos alimentando sistema da seta amarela do capitalismo. E o que está presente em minha vida pessoal no consumo, eu compro produtos novos sendo que o que tenho da pra usar ainda mais pelo fato de o produto ser novo quero ter, e tem aqueles produtos que compro não porque quero, mas sim porque temos a necessidade de comprar para a nossas necessidades diária. Sem falar dos produtos de eletrodoméstico que são fabricados com tempo determinado para quebrar e você tem que voltar a comprar um novo produto e alimentar o sistema capitalista.
Hoje no mercado temos vários produtos ecológicos, lhe pergunto se é para o bem do planeta da nossa sociedade ou é mais uma forma capitalista de consumo? Não sei a sua resposta, mas a minha opinião é que isso é mais uma forma de alimentar o sistema capitalista. Porque? Você vai comprar coma impressão que eles passaram de que comprando esses produtos você vai está contribuindo para o bem do planeta e vai está um pouco mais próximo da real intenção deles, que você compre e alimente o sistema.
É o que acontece em nossa sociedade, somos induzidos a comprar a todo o momento a todo instante para contribuir com o capitalismo e a globalização.
No meu ponto de vista nós podemos contribuir um pouco em escolher melhor nossos governantes, não comprando tantas coisas desnecessárias só porque está na moda ou porque o vizinho comprou. Saber cobrar mais dos nossos governantes, reciclar o lixo em nossa casa no trabalho e principalmente não dar muita importância as propagandas, porque elas nos induzem sempre a estar comprando, consumindo e gastando, porque dessa forma estaremos sempre alimentandos a seta amarela do capitalismo.