Respostas
Sem a tecnologia nao teria sido enventado o spray que ajuda na cura do covid 19 (feito pela usp)
Explicação:
Resposta:
As tecnologias mais importantes durante o isolamento social por causa do combate à pandemia do COVID19 foram as TIC.
Explicação:
TIC são as tecnologias da informação e comunicação, tradicionalmente existem as tecnologias de comunicação de massa, são exemplos o rádio, a televisão, os jornais e as revsitas, ao transmitir notícias, artigos e informações à população sobre o COVID19 além de outras funções de utilidade, informação e cultura.
Além destas tem as tecnologias da informação, como a internet, que permitem a comunicação bi-direcional entre as pessoas. Estas também podem ser denominadas de digitais. Elas operam em um espaço virtual chamado de ciberespaço ou em redes (nas nuvens).
Uma outra vertente destas ferramentas da informação são as mídias sociais, algumas operam tanto com a internet como com os equipamentos móveis de comunicação, do tipo tablets ou smartphones. Com relação a estes últimos pode-se denominar estas estas de mobiles (móveis) pois são facilmente portadas pelo usuário e ficar em conexão constante onde houver cobertura de rede. As aplicações ou ferramentas destas tecnologias móveis são programas que se denominam aplicativos (app).
Estas tecnologias além de informarem e de comunicarem também são plataformas de negócios, para a compra e venda de produtos e serviços.
Na compra de serviços podem ser, por exemplo, a telemedicina, a teleaula, o transporte individual de pessoas, o transporte de mercadorias, e os seguros. Na compra de produtos são exemplos os sites de compra e venda de produtos. Este funcionam na internet cuja via de acesso é por computadores ou via tablets ou smartphones e alguns funcionam em ambos.
Estas tecnolologias tem criado o que se chama ominichannel ou multicanais que são os meios de se chegar até o cliente final por varios meios.
Durante o isolamento social estas ferramentas permitiram que muitos negócios pudessem ter sua continuidade por meio do teletrabalho (home office) e muitas pessoas puderam comprar produtos e serviços por meio destas mesmas tecnologias sem precisar sair de casa.
As empresas já habituadas como o ominichannel em geral sentiram um menor impacto em seus negócios, mas de modo geral o combate ao COVID19 gerou prejuízos nos mais variados setores.
Com relação aos produtos ocorreu grande demanda pelos serviços de entrega (delivery) na pandemia. O isolamento social levou a procura por serviços de entrega de todos os tipos de produtos.
Por outro lado a pandemia também provocou a exposição da fragilidade das pessoas excluídas destes serviços (exclusão digital) e dos negócios ou atividades muito dependentes do contato social, os quais representaram o conjunto de maior queda de faturamento e geração de desemprego.
Um dos setores mais atingidos sem que houvesse uma maior atenção por parte do governo é o da cultura e em especial das artes cênicas, cinema (incluindo não só filmes como as novelas, os documentários e as séries), enfim toda a gama de elementos culturais ligadas ao espetáculo.
Embora tenham ocorrido muitas tentativas de virtualização dos negócios e algumas tiveram resultados positivos inclusive, a maioria dos negócios foi impactado pelo isolamento social.
Um dos primeiros a serem atingidos e um dos últimos a saírem da crise são os setores do turismo e dos transportes de pessoas, os quais os danos ainda estão em processo de evolução. Resposta elaborada pelo: Toso