O Sertão nordestino é considerado um ambiente de difícil sobrevivência por ser semiárido. Apesar disso, várias tecnologias mostram que é possível o homem conviver com a seca, preservando os locais que ainda apresentam a vegetação da Caatinga. Entretanto, as ações de destruição praticadas pelo homem ao longo de séculos, tanto na Caatinga como nas florestas, nos Cerrado etc., vêm comprometendo a manutenção da biodiversidade e da própria fertilidade do solo. Analise os itens a seguir, que tratam sobre os diferentes fatores atuantes na fertilidade do solo, identificando qual deles está correto.
a) A degradação ocorre, principalmente, pelo emprego de técnicas como irrigação e adubação, que desgastam o solo, tornando-o impróprio para a plantação de muitos vegetais cultivados pelo homem.
b) A retirada da cobertura vegetal é um processo que acelera a ação do intemperismo, levando, assim, à formação de mais solo, algo que é fundamental para os agricultores terem mais áreas para o plantio.
c) Ao adotar a agricultura orgânica, o solo ficará cada vez mais pobre em nutrientes e, em pouco tempo, será esgotado.
d) A prática do desmatamento, seguido de queimada, é um dos principais fatores que levam à exploração inadequada do solo, o que acelera o processo erosivo e a perda de áreas cultiváveis.
e) A substituição da vegetação natural da região por monoculturas não causa nenhum impacto direto sobre o solo ou sobre a biodiversidade local.
Respostas
respondido por:
33
Resposta letra D!
Espero ter ajudado!
Perguntas similares
5 anos atrás
5 anos atrás
7 anos atrás
7 anos atrás
7 anos atrás
8 anos atrás
8 anos atrás