• Matéria: ENEM
  • Autor: aroldmoreira
  • Perguntado 6 anos atrás

Como você̂ planejaria um programa de controle genético das doenças oculares hereditárias (atrofia progressiva de retina e catarata, por exemplo), cuja incidência está bastante alta em cães das raças Cocker Spaniel e Poodle, no Brasil?

Respostas

respondido por: guilhermeaguiarmo
0

Olá, tudo bem? Vamos lá...

É importante lembrar que são problemas causados por mutações e, além disso, mutações recessivas!

Não é comprovado, mas estudos implementaram que tratamentos com suplemento vitamínico pode prevenir ou retardar o crescimento de algumas doenças oculares, mas não pode reverter danos já ocorridos. Para cães com ausência de visão, é improvável que o suplemento traga benefício, afinal não pode reverter danos. Os estudos afirmaram que o suplemento vitamínico diminue a incidência do estresse oxidativo fisiológico, causado pelo envelhecimento, pela exposição à luz ultravioleta e pelo metabolismo celula, e além disso pode retardar problemas relacionados à esses problemas oculares em cães principalmente da raça Cocker Spaniel, causado por doenças como a atrofia progressiva da retina, degeneração senil da retina, glaucoma, uveíte, catarata e diabetes mellitus.

Você afirma que deseja uma forma de tratamento com controle genético, contudo, é muito difícil exercer tal função, visto que sao problemas, muitas vezes, mutacionais e, portanto, aleatórios.

Espero ter ajudado, até mais !! :)

Perguntas similares