• Matéria: História
  • Autor: hellocristinn
  • Perguntado 6 anos atrás

04) Qual medida econômica foi aplicada pela URSS para incentivar alguns países europeus a se alinharem

ao bloco socialista?​

Respostas

respondido por: soldadohard0102
1

Resposta:

A URSS foi um enorme país localizado entre o leste da Europa e parte da Ásia Central e Setentrional.  Representou o único adversário ideológico, político e militar dos Estados Unidos, apostando na força do seu exército e na proposta socialista como mecanismos de cooptação de nações em direção ao seu bloco. No continente europeu, foi formado por Rússia, Estônia, Letônia, Lituânia, Belarus, Ucrânia, Moldova, Geórgia, Armênia e Azerbaijão. No continente asiático, parte da Rússia, Cazaquistão, Quirguistão, Uzbequistão, Tadjiquistão e Turcomenistão compuseram o território soviético.

A fragmentação da URSS teve o seu início principalmente com as transformações que ocorreram durante a década de 1980. Uma grave crise ocorreu em razão de vários fatores. Havia um atraso tecnológico em todos os segmentos, resultado de anos de práticas protecionistas em que as empresas estatais não sofriam concorrência do capital privado. O socialismo não poderia incentivar o consumismo, que era considerado uma das mazelas do sistema capitalista. Por isso, a produção de bens de consumo era limitada e os salários pagos eram baixos, para evitar desequilíbrios sociais.

Os excessos em gastos militares para fazer frente ao poderio bélico dos EUA criaram uma enorme contradição: o país detinha um déficit no abastecimento de alimentos devido às deficiências técnicas na produção agrícola e na logística do setor, enquanto o país produzia centenas de artefatos militares e mantinha o seu temido arsenal atômico. Como um país socialista, sistema cujo fundamento era a igualdade social, poderia possuir milhares de famintos em seu território? Foi nesse momento que as diferenças étnicas, um caldeirão com 120 grupos étnicos que foram obrigados a se submeter ao controle dos eslavos russos, começaram a ganhar evidência.

Em meio a todos esses desafios, o presidente Mikhail Gorbatchev assumiu a presidência do país em 1985, propondo transformações para modernizar o país. Gorbatchev não queria o fim da URSS, mas suas duas políticas principais, a Perestroika e a Glasnost, culminaram na fragmentação política do país. A Glasnost foi criada para democratizar o sistema político na forma de multipartidarismo e participação popular. A expressão Glasnost significa transparência e, nesse sentido, a ideia principal era acabar com a hegemonia do Partido Comunista, assim como os privilégios acumulados pelos seus maiores representantes. Conhecidos como Nomenklatura, esses dirigentes do partido, assim como os principais generais e outros membros do exército, olharam para essa medida com grande desconfiança e desafiaram o presidente e seus aliados.

Explicação:

Perguntas similares