Respostas
Resposta:
A ditadura é um regime autoritário, regido por uma pessoa ou entidade política onde não há qualquer tipo de participação dos cidadãos, ou por vezes quando existe é muito restrita.
Este tipo de regime é muito mais restrito e a opinião geral dos governados não é tida em conta, sendo assim frequente a prática de violência. O ditador geralmente chega a esse cargo através de um golpe de Estado.
As ditaduras tem uma característica muito específica que é serem centralizadoras. Concentram o poder apenas numa pessoa não havendo ou havendo pouco debate político. Na maioria dos casos a imprensa e os meios de comunicação são suprimidos e censurados, não tendo a liberdade para dar informações de forma livre e desejada. Este apenas um dos exemplos, outro são os poderes legislativo e judiciário, que deixam de ser independentes e os partidos políticos que por vezes deixam de existir.
Existem, também, vários tipos de ditaduras: a ditadura militar, ditadura fascista e ditadura do proletariado. A ditadura militar é uma das formas de ditadura mais comuns e ocorre quando as forças militares decidem tomar o poder. Geralmente são bem sucessidas devido a força que possui sendo, assim, muito difícil contra atacar. Alguns exemplos onde este tipo de ditadura ocorreu são: Brasil, Chile e Cuba. A ditadura fascista contém, também, orgãos repressivos, violência e um líder autoritário, mas destaca-se sobretudo devido ao seu ultranacionalismo, belicismo e por ideias populistas. Por fim, a ditadura do proletariado é uma forma de ditadura totalmente diferente, que nunca foi aplicada na realidade. Este é um coceito adotado dentro da teoria marxista, que seria exercida pela classe proletária, que corresponde aos trabalhadores, em substituição ao Estado, tal como o conhecemos hoje. Esta teoria afirma que este regime político possuiria bases democráticas.