Atividade 2- Qual solvente migrou mais rapidamente para a parte superior do papel? Quais são
suas hipóteses para explicar esse fenômeno?
Atividade 3- Por que cada componente das tintas percorre uma distância diferente?
Atividade 4- Quais tintas tinham mais de um componente e quais possuíam apenas
um?
Respostas
Resposta da 2: O etanol migrou com maior velocidade. Esse fato pode ser explicado pela vitalidade dos solventes. A medida que os solventes por capilaridade migraram pela fase estacionária porosa do papel ,também houve a evaporação desse solvente. Como a acetona é mais volátil, a migração pelo papel foi menor.
Resposta da 3: A distância percorridas por cada componente da tinta é resultado da interação destes pela fase estacionária ou pela fase móvel. Se o pigmento possuir uma maior interação pela fase estacionária, observaremos uma maior retenção desse pigmento no papel. Já se o pigmento possuir uma interação pela fase móvel, será observado uma maior migração, sendo portanto"arrastado" pelo papel juntamente com a migração do solvente.
Resposta da 4: Podemos observar pelo experimento que todas as tintas utilizadas possuem mais de um componente.
Resposta da 5: Sim, é possível. Por meio da comparação entre a eluição da tinta das diferentes canetas que cada suspeito possui e comparando com a eluição da tinta utilizada para escrever a carta envenenada. As eluições semelhantes significam ser de tintas iguais, identificando o autor do crime.
Resposta
1_As tintas se espalharam pelo solvente no papel.
2_A acetona migrou mais rapidamente por ter efeito capilar no papel.
3_Por que possuem diferentes afinidades com o papel.
4_As amostras que "abriram" mais cores no papel possuem mais componentes,neste experimento cada cor representa um componente,didaticamente falando.
5_Cada cor reage de forma diferente ao solvente adicionado a ela.