Respostas
x
Para Edson França, presidente da União de Negros pela Igualdade (Unegro), trata-se de um dos momentos mais importantes do movimento negro para chamar a atenção dos brasileiros sobre a desigualdade racial alarmante que ainda existe em todo o país. “Faremos a 10ª edição da Marcha e serão levados temas relevantes como a desmilitarização da polícia. Está consolidada no Brasil a compreensão, pelas organizações, de que está em curso um genocídio contra a juventude negra. Não é possível tantos jovens negros serem assassinados e nada ser feito para impedir e punir os culpados”. E completa: “Cinco jovens negros são assassinados ao dia. Quem mata os jovens negros? O Estado, a partir da polícia, além do tráfico de drogas. O Estado não é somente omisso. Não! O Estado também aperta o gatilho”, pontuou.
“Não podemos ignorar que a cor da pele foi, e infelizmente ainda é, motivo de exclusão e de discriminação contra milhões de brasileiros”, declarou Dilma durante sua participação na 3ª Conferência Nacional de Promoção da Igualdade Racial, que ocorreu entre 5 e 7 deste mês, em Brasília. “Preconceito contra mais da metade da população, que hoje se reconhece como afrodescendente, como negra e parda. Temos de superar as consequências do nosso longo período escravocrata que não acabou com a abolição, mas se manteve na hierarquização da sociedade, na qual a base são negros e indígenas. Para superar isso, são necessárias ações afirmativas, como esta das cotas no serviço público federal”, completou a presidenta.
Resposta:
Bom o racismo sempre existiu, começando com guando os negros foram escravizados pelos portugueses juntamente com os povos africanos,os portugueses achavam que podiam dominar esses povos por que achavam eles inferiores,o trabalho escravo continuau até que em 1888 a princesa Isabeli declarou que era proibido os povos negros serem escravizados, daí em diante os negros puderam criar famílias, puderam trabalhar e ganhar um salário,mais o julgamento nunca desapareceu muitas vezes as pessoas negras não conseguiam crescer na vida por causa desses julgamentos,com o tempo elas foram mais aceitas na sociedade mais ainda sim sendo julgados por muitos,neste ano de 2020 muitas pessoas foram mortas em protestos contra o racismo mais os protestos ainda estarão em andamento até conseguirem o devido direito de serem livres de juntamentos só por causa da cor da sua pela!.
Explicção: Desculpa por ficar tão comprido.