Respostas
Explicação:
Relatório de aula de artes
A arte como área de conhecimento, compreende suas relações com as culturas dos povos por meio de manifestações que se expressam de diversas formas.
Essas manifestações são reveladoras de códigos e sentimentos específicos e múltiplos, que os diferentes grupos de pessoas e civilizações expressam.
De acordo com a LDB, Arte é uma disciplina e deve ser inserida na grade curricular nos Ensinos Fundamental e Médio. Deve ser vista com apoio psicossocial em sala de aula, bem como suporte para outras disciplinas.
As linguagens artísticas dão suporte às outras disciplinas, as quais os professores têm conhecimento, porque desde o desenvolvimento da coordenação motora para a escrita até a interpretação e contextualização do texto, a arte se faz presente.
Com arte, desenvolve-se no aluno a ação e o pensamento criativo, na construção do conhecimento. A arte deve constituir as bases interativas de processos pedagógicos que permitam ao professor uma atuação crítica e reflexiva, onde o maior resultado será o entendimento e o discernimento do aluno, que aprenderá a olhar, observar, enxergar, interpretar e relatar a obra que apreciou, com conhecimento.
Deste modo, o objetivo da aula relatada de experiência vivenciada e observada é proporcionar e oportunizar aos alunos do primeiro ano do Ensino Fundamental da Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio “Fazenda Camporês”, localizada em Rancho Dantas no município de Brejetuba, conhecimentos e vivências quanto aos aspectos teóricos e práticos da modelagem considerando sua maturidade e faixa etária.
Percebo que os conteúdos de Educação Artística, devem abranger os códigos de linguagem, respeitando a cultura dos alunos.
Todas as manifestações culturais sempre estiveram presentes na vida dos seres humanos. É importante que os alunos tomem conhecimento e percebam que, com arte, podem desenvolver todas as outras atividades. Basta olhar e analisar porque, a arte vai além do conhecimento, ela ultrapassa as barreiras da imaginação.
Segundo Coldwell Cook :
“A arte vai além da imaginação
Ultrapassa o raciocínio
Ilumina a imaginação
Acelera o corpo para ação”.
A área da Arte envolve um conhecimento que abrangem tanto a experiência do aprender sobre os produtos artísticos como o desenvolvimento do aprender a configurar significações com a realização de formas artísticas.
Aprender arte é desenvolver progressivamente um percurso de criação pessoal cultivado. Fazer arte e pensar sobre o trabalho que realiza, garante uma aprendizagem contextualizada em relação aos valores e modos de produção artística nos diversos meios socioculturais.
Entre todas as atividades manuais, a modelagem ocupa um lugar de destaque por desenvolver, simultaneamente, pensamento e ação.
A observação do objeto leva a pensar com precisão, na forma, aprimorando o intelecto.
O progresso, na maioria das artes, quer liberais, quer industriais, está na compreensão exata das formas. Nada melhor do que a modelagem para a expressão rápida e segura.
Outra grande vantagem que essa atividade apresenta é o desenvolvimento da ambidestria, pois exige o simultâneo uso das mãos, sendo esse desenvolvimento simultâneo de grande valia, não só do ponto de vista pedagógico, mas também, porque prepara o individuo para a vida ativa.
Sendo universal o sentido de construir, percebi que as crianças sentem-se naturalmente interessadas por essa atividade, não exigindo do professor esforços para encaminhá-las sem tal ocupação. As crianças sentem-se motivadas por conseguir concretizar seu pensamento. Vendo seu trabalho efetivamente construído.
Constatei ainda que a atividade com argila é terapêutica, relaxante e com alto valor agregado em termos de aprendizagem.
Inicialmente os alunos foram incentivados a pesquisar sobre a argila. Depois da troca de conhecimento acerca do tema a professora acrescentou ainda que a modelagem é uma técnica muito antiga e é usada desde a época dos homens das cavernas até os dias de hoje. Os homens primitivos já modelavam amuletos e utensílios domésticos, que serviam para armazenar alimentos, sementes, água, etc.
Retirei a resposta desse Site
http://artecomanapaula.blogspot.com/2010/10/relatorio-de-aula-de-artes-observada-e.html?m=1
Para fazer um relatório da disciplina de arte, primeiramente, é necessário conhecer os espaços que a escola possui, pois, é importante que no relatório esteja discriminado aquilo que o professor vai trabalhar.
Entenda como fazer um relatório de artes
Um relatório de artes deve ter os seguintes tópicos:
- Nome da escola;
- Quais espaços que ela possui que podem ser usados na disciplina, como, por exemplo, teatro, quadra, pátio, sala de artes, sala de música;
- Discriminar como são os espaços citados, ou seja, as condições, o tamanho, se possui os materiais necessários;
- Colocar no relatório de artes quais materiais a escola possui que serão usados nas aulas.
Entenda mais sobre a disciplina de artes em: https://brainly.com.br/tarefa/21013062
#SPJ2