1) A desigualdade é algo natural? 2)Porque as classes sociais são um fenômeno estudado pelas ciências Sociais? 3)Quais as principais teorias a respeito das classes sociais? 4) Quais os tipos de desigualdades sociais existem? 5) Na sua opinião a desigualdade social é necessária? Porquê?
Respostas
Resposta: 1- Concluímos, portanto, que a estratificação social de uma sociedade não é natural e as desigualdades institucionalizadas não são inevitáveis. São, antes de qualquer coisa, produtos de escolhas políticas que refletem a desigual distribuição de poder nas sociedades.
2- Porque são resultado das interações sociais entre os indivíduos , tema estudado pela Sociologia , o principal teórico sobre o conceito das classes sociais é Karl Marx que dividiu de maneira genérica a sociedade em duas classes : os proprietários e não proprietários , onde a classe burguesa controla os meios de produção , obrigando os não proprietários a vender sua força de trabalho para aproveitar os bens produzidos , logo ele afirmou que quando ocorre-se a " consciência de classe explorada " os não proprietários , que são os trabalhadores , organizariam uma revolução , tomando pela força os meios de produção da posse da burguesia e então conceber uma nova sociedade.
3- A Teoria de Classes, de um lado estão aqueles que detêm o capital, de outro os trabalhadores que entram com a força de trabalho. Na sociedade capitalista, dois grupos se enfrentam continuamente. Em um extremo estão os que dominam, denominados de burgueses, e em outro os subjugados ou proletariado.
4- Formas de desigualdade social
Desigualdade de gênero;
Desigualdade racial;
Desigualdade de casta;
Desigualdade etária;
Desigualdade de classes;
Desigualdade na saúde;
Desigualdade social na visão de Karl Marx.