Quem são os carperos?
Respostas
Resposta:
Os ‘carperos’, camponeses sem-terra.
Explicação:
Carperos – Em San Pedro, 300 quilômetros ao norte de Assunção, cerca de 200 camponeses mascarados que se identificaram como membros da Liga Nacional de Carperos, armados com fuzis e escopetas, ocuparam no final de semana as valiosas terras do brasileiro Ulisses Teixeira. Seu líder, José Bordón, deu um prazo de uma semana ao governo de Federico Franco para expropriar 22.000 hectares. “Aqui vai correr sangue”, ameaçou.
Outro conflito latente pode ser identificado nas chamadas terras de Barbero, um italiano que doou pouco mais de 17.000 hectares ao governo, também em San Pedro. Em Canindeyú, 300 quilômetros a nordeste da capital, próximo da fronteira brasileira, cerca de 250 invasores se instalaram nas cobiçadas terras dos indígenas Aché Guayakí. Os nativos ameaçam desalojá-los com seus arcos e flechas se o governo não expulsá-los.
“A paciência se esgota. Em um ‘pereré’ (ao menor ruído) pode haver mortos, como ocorreu em Curuguaty”, disse Ayala, cercado de cerca de vinte camponeses, referindo-se ao local, 250 quilômetros a sudeste de Assunção, onde morreram em um confronto 11 camponeses e seis policiais no dia 15 de junho, o que causou dias depois a destituição de Lugo da Presidência pelo Senado.