através da história de marigold e compare a forma como a mulher era tratada no período iluminista e como era tratada na sociedade atual responda existem semelhanças se sim quais existem diferenças em quais
Respostas
Resposta:
No início do século XVIII, vários filósofos iluministas franceses começaram a fazer reflexões sobre as mulheres e a sua condição social. Na cidade de Paris, diversas mulheres da elite parisiense passaram a organizar reuniões de intelectuais e pensadores para debater ideias, autores e pensamentos políticos e filosóficos. Os debates propostos pelas mulheres intelectuais de Paris tiveram o caráter de debate livre (temas, ideias).
Muitos intelectuais e políticos não concordavam com a participação feminina nas discussões políticas e filosóficas. Um grande exemplo dessa intolerância em relação ao gênero feminino foi o barão de Holbach, que exerceu grande influência entre os intelectuais de Paris. O barão liderou por muito tempo um dos mais famosos círculos intelectuais da década de 1770 na capital francesa.
O principal argumento utilizado por Holbach era que as mulheres baixavam o tom e a seriedade e responsabilidade das discussões, ou seja, com a presença feminina nos salões intelectuais, o debate estaria fadado a não acontecer ou a acontecer de forma “rasa”, sem profundas reflexões.
Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)
Outro filósofo iluminista que tecia duras críticas às mulheres era Jean-Jacques Rousseau. Segundo ele, as mulheres não estavam presentes no contrato social, assim, os homens teriam o domínio sobre as mulheres e as crianças, ou seja, Rousseau defendeu a tese da família patriarcal como a família natural.
Immanuel Kant, um dos maiores filósofos iluministas, defendeu uma tese próxima a de Rousseau, pois acreditava que a diferença entre sexo masculino e feminino era simplesmente natural. Para ele, as mulheres lidavam com trivialidades, pois não foram feitas para raciocinar, mas para sentir.
Uma das principais feministas do século XVIII foi a inglesa Mary Wollstonecraft. Ela defendeu a revolução dos costumes femininos para garantir a dignidade feminina que havia sido perdida. Wollstonecraft ridicularizava e criticava veementemente as ideias e pensamentos sobre as mulheres dos filósofos iluministas. Seu principal objetivo era demonstrar que a sociedade patriarcal havia corrompido e ridicularizado as mulheres e que dos homens surgiu grande parte das “loucuras” femininas.
Kant e Rousseau (à frente) eram contra a presença feminina nos círculos intelectuais
Kant e Rousseau (à frente) eram contra a presença feminina nos círculos intelectuais
Por: Leandro Carvalho
Artigos Relacionados
A razão, o progresso da ciência e a conquista da liberdade política e comercial foram as principais reivindicações dos iluministas no século XVIII
Razão iluminista
Saiba como os pensadores do século XVIII priorizaram a busca da razão iluminista, do progresso da ciência, da liberdade política e comercial.
A maioria absoluta dos casos de violência contra a mulher acontece em casa
Violência contra a mulher
A violência contra a mulher tornou-se alvo de importantes discussões. Fique por dentro do assunto aqui!
Protestos são uma das formas de tentativa de intervenção política que os movimentos sociais utilizam
Movimentos sociais
Os movimentos sociais representam as tensões que existem em nossa sociedade. Que entender mais? Este texto é para você!
Influenciados pela Revolução Industrial, os iluministas confiavam na razão humana e nas tecnologias como meios de se atingir o progresso humano
Iluminismo
O que foi o Iluminismo? Descubra as principais características e pensadores desse movimento.
eu sou a mange hehe