"A GRANDE PESTE (1348): No ano do Senhor, 1348, aconteceu sobre quase toda a superfície do globo uma tal mortandade que raramente se tinha conhecido semelhante. Os vivos, de fato, quase não conseguiam enterrar os mortos, ou os evitavam com horror. Um terror tão grande tinha se apoderado de quase todo o mundo, de tal maneira que no momento que aparecia em alguém uma úlcera ou um inchaço, geralmente embaixo da virilha ou da axila, a vítima ficava privada de toda assistência, e mesmo abandonada por seus parentes. O pai deixava o filho em seu leito, e o filho fazia o mesmo com o pai. Não é surpreendente, pois, que quando numa casa alguém tinha sido tocado por este mal e tinha morrido, acontecesse muito frequentemente, todos os outros moradores terem sido contaminados e mortos da mesma maneira súbita; e ainda mais, coisa horrorosa de ouvir, os cachorros, os gatos, os galos, as galinhas e todos os outros animais domésticos tiveram o mesmo destino. Aqueles que estavam sãos fugir
Respostas
Resposta:
A igreja reagiu dizendo que as pessoas estavam doentes por serem pecadoras, porém, com a morte de pessoas da igreja, começou-se a duvidar da própria igreja. As rotas comerciais foram pouco utilizadas pois os trabalhadores estavam morrendo. Então tomou-se consciência de que a doença vinha da pulga dos ratos e os ratos vinham da falta de higiene
Explicação:
O texto trata da Grande Peste, ou Peste Negra, pandemia de peste bubônica que assolou a Europa e matou 1/3 da população europeia (alternativa C).
A peste negra
A grande peste foi uma pandemia, que matou cerca de 75 a 200 milhões de pessoas entre a Europa e a Ásia. A doença surgiu a partir das péssimas condições de higiene medievais, e o principal vetor de transmissão eram os ratos. Outros surtos da doença ocorreram no decorrer da história, como no Império Bizantino, entre os anos de 541 e 544, conhecida como peste justiniana.
Leia mais sobre a peste negra em:
https://brainly.com.br/tarefa/29459452
#SPJ3
Como a questão está incompleta, segue abaixo o complemento:
1. O trecho acima trata de um dos principais fatores que levou a crise do feudalismo no século XIV. Trata-se do/a:
a) Guerra dos Cem Anos, um exemplo típico de guerra medieval, que foi responsável pela morte de milhares de camponeses em toda a Europa.
b) Grande fome que matou milhares de europeus devido ao aumento do preço dos alimentos e a diminuição da produção agrícola.
c) Grande peste ou peste negra transmitida por pulgas que picavam os ratos e, depois, os seres humanos. Calcula-se que entre 1347 e 1350 a doença matou cerca de um terço da população europeia.
d) Revoltas camponesas que ocorreram tanto na França como na Inglaterra por conta do alto custo de vida nas cidades e aos altos impostos cobrados.