Apesar de parecer lógico que em crises econômicas o desemprego aumenta, já que as empresas irão vender menos e, por esse motivo, irão cortar custos – uma das formas é demitindo funcionários – a crise não é o único motivo para o desemprego. Segundo Souza (2011), entende-se que a taxa natural de desemprego é formada por três componentes, que são o desemprego voluntário, o estrutural e o friccional. SOUZA, J. M.; VASCONCELLOS, M. Economia brasileira. São Paulo: Pearson, 2011. Sobre as causas de desemprego, analise as afirmativas abaixo: I. Desemprego estrutural – o desemprego estrutural pode ser decorrente de mudanças estruturais na economia, como: mudança tecnológica, padrão de demanda dos consumidores, que a longo prazo alteram o mercado de trabalho, eliminando alguns postos de trabalho e criando outros. II. Desemprego Friccional – é caracterizado por pessoas que estão desempregadas permanentemente, decorrentes, por exemplo, de mudança voluntária de emprego ou demissão. III. Desemprego conjuntural ou cíclico – também chamado de desemprego involuntário, acontece em fases de recessão da economia. É correto o que se afirma em: Alternativas Alternativa 1: I, apenas. Alternativa 2: II, apenas. Alternativa 3: I e III, apenas. Alternativa 4: II e III, apenas. Alternativa 5: I, II e III.
Respostas
Resposta:
Alternativa I e III apenas
Explicação:
I. Desemprego estrutural – o desemprego estrutural pode ser decorrente de mudanças estruturais na economia, como: mudança tecnológica, padrão de demanda dos consumidores, que a longo prazo alteram o mercado de trabalho, eliminando alguns postos de trabalho e criando outros.
Correto
II. Desemprego Friccional – é caracterizado por pessoas que estão desempregadas permanentemente, decorrentes, por exemplo, de mudança voluntária de emprego ou demissão.
Incorreto, Pois é Desempregadas Momentaneamente e nao permanente.
III. Desemprego conjuntural ou cíclico – também chamado de desemprego involuntário, acontece em fases de recessão da economia.
Correto
Pagina 117 e 118 livro
Resposta:
Marquei I e III
Explicação:
Pg 117 e 118