Respostas
Resposta: As regras do karatê dizem respeito às regiões em que os golpes são válidos e à pontuação atribuída a cada golpe. Do mesmo modo, há pontuações de penalização, que são atribuídas quando os caratecas (forma como são chamados os atletas de karatê) golpeiam regiões não autorizadas ou realizam movimentos não condizentes com os fundamentos desse esporte.
Desse modo, as regras surgem com a necessidade de orientar a prática de combate, denominada Shiai-Kumite, que é uma variação esportiva do jyu kumite. Por sua vez, o jyu kumite representa um estágio avançado e mais dinâmico do Kumite, que é uma luta com movimentos predeterminados pelos lutadores.
Como esporte existe dois tipos de competição no caratê:
No tipo kata são atribuidos pontos para a performace do carateca, seja individualmente ou em grupo (trio). Os movimentos devem ser ágeis, harmoniosos e sincronizados, lembrando um pouco uma apresentação de ginástica olímpica. A avaliação é feita por 5 juízes.
No tipo kumite há uma luta entre dois caratecas, com duração de dois a cinco minutos. São atribuidos pontos para os golpes desferidos variando, inclusive, o valor da pontuação dependendo da área do corpo do adversário que foi atingida. Devido ao grande número de estilos, há também uma grande variação nas técnicas e na pontuação atribuida a determinados golpes, como o Ippon, Nihon e Sanbon.
Explicação:
As regras do Karatê são divididas em duas modalidades de competição: Kumitê e Kata
O Karatê é uma arte marcial Japonesa que combina técnicas com as mãos desarmadas. A própria palavra significa "Mãos vazias"
Para entender melhor como funciona o Karatê, precisamos saber de cada uma das suas modalidades:
Kata: Modalidade sem contato físico. O objetivo é executar corretamente os movimentos com uma determinada velocidade. Ao final, juízes (cinco ao total) pontua o competidor de acordo com o seu desempenho. Essa modalidade pode ser competida em equipe (de três competidores).
Kumitê: é a modalidade de combate entre dois caratecas. Algumas regras são aplicadas nas lutas.
Regras da modalidade Kumitê:
No Kumitê, o atleta precisa somar mais pontos que o adversário. A luta é encerrada quando o tempo se esgota ou quando um dos competidores tenha oito pontos de vantagem sobre o outro.
Pontuação:
- Yuko: Soco na área abdominal, peitoral ou costas. Equivale a 1 ponto.
- Waza-ari: Chute abdominal, peitoral ou nas laterais do tronco ou costas. Equivale a 2 pontos.
- Ippon: Queda do oponente após a execução correta de uma técnica. Pode ser também um chute na cabeça ou nas laterais do pescoço ou uma queda seguida de um ataque tecnicamente correto. Equivale a 3 pontos.
Lembrando que não é permitido machucar o adversário.
Leia mais em: https://brainly.com.br/tarefa/34338395