1. Qual é uma das formas de reconhecer o nível de desenvolvimento no planeta? 2. Qual o contraste entre esse nível de desenvolvimento? 3. O que Milton Santos quer dizer ao colocar a relação entre o mundo desenvolvido e subdesenvolvido com uma relação de dependência? 4. Quais são os três mundos em um só, segundo o vídeo? 5. Explique qual a relação entre a urbanização no mundo subdesenvolvido com o processo de industrialização e quais são as consequências disso.
Respostas
Resposta:
1. Essa classificação utiliza critérios como grau de riqueza, nível de industrialização e desenvolvimento, Produto Interno Bruto (PIB), renda per capita e Índice de Desenvolvimento Urbano (IDH)
2.Qual a diferença entre países desenvolvidos e subdesenvolvidos?
Segundo seu nível sócio-econômico, os países são divididos em duas grandes categorias pelas Nações Unidas, que são países desenvolvidos e países subdesenvolvidos.
Há, ainda, os países emergentes ou em desenvolvimento, que são aqueles que possuem certo nível de industrialização, mas ainda possuem desigualdades econômicas significativas.
3. Duas preocupações atravessam toda a obra de Milton Santos: a) dar à geografia uma epistemologia e b) essa epistemologia deveria ser adequada para a análise do sul. Essa tarefa é levada a cabo tendo por base uma epistemologia existencial e uma ontologia do espaço. É bom deixar claro que a epistemologia geográfica pretendida por Milton Santos é uma epistemologia universal que tenta dar conta das especificidades dos chamados países subdesenvolvidos e não apenas analisar estes a partir do entendimento de um espaço, de uma geografia (do mundo desenvolvido) que deveria servir de espelho. A teoria da “geografia nova” se pretende universal no sentido que almeja a análise de qualquer espaço do mundo, da existência do homem no mundo, do ser no mundo.
4. O primeiro seria o mundo tal como nos fazem vê-lo: a globalização como fábula; o segundo seria o mundo tal como ele é: a globalização como perversidade; e o terceiro, o mundo como ele pode ser: uma outra globalização
5.
Os processos de industrialização e urbanização estão intrinsecamente interligados. Foi com os avanços e transformações proporcionados, por exemplo, pelas Revoluções Industriais na Europa que esse continente concebeu o crescimento exponencial de suas principais cidades, aquelas mais industrializadas. Ao mesmo tempo, o processo de urbanização intensifica o consumo nas cidades, o que acarreta a produção de mais mercadorias e o aumento do ritmo da atividade industrial. Porém esse processo vem causando muita degradação ao espaço e ao meio ambiente
Explicação: