Respostas
Resposta:
A política do café-com-leite foi um acordo firmado entre as oligarquias estaduais e o governo federal durante a República Velha para que os presidentes da República fossem escolhidos entre os políticos de São Paulo e Minas Gerais. Portanto, ora o presidente seria paulista, ora mineiro.
A República, embora seja progressista, herdou a precária situação social do império e alimentou o vício político ao sustentar a troca de favores entre governadores e o Partido Republicano mineiro e paulista, fortalecendo os coronéis que organizavam o voto de cabresto.
A República Velha (1894-1930) foi caracterizada pela dominação das elites agrárias estaduais, especialmente as de São Paulo e Minas Gerais.
O modelo de Estado da República Velha fez com que algumas regiões acabassem se favorecendo mais que outras no tocante ao crescimento e desenvolvimento, o que acarretou na dominação das elites agrárias estaduais, especialmente em Minas Gerais e em São Paulo.
Daí surgiu o tão conhecido modelo da política do café com leite. Em que os Presidentes da República eram escolhidos sempre de um desses estados, sendo "café" representado pelos cafeicultores de São Paulo, e o "leite" pelos fazendeiros de Minas Gerais.
Aprenda mais sobre o assunto em:
brainly.com.br/tarefa/11941771 (Resposta de greicyksilva)