Respostas
Explicação:
As briófitas não possuem vasos condutores de seiva. ... As pteridófitas possuem vasos condutores de seiva.
Explicação:
As pteridófitas possuem vasos condutores (xilema e floema), que transportam água e nutrientes com facilidade e rapidez para toda planta. Já as briófitas não possuem estes vasos, e o transporte ocorre de forma lenta pela difusão. Se os musgos tivessem tamanhos muito grandes, acabariam morrendo, pois a água e os nutrientes não conseguiriam percorrer todo o corpo da planta.
2- Tecidos
Não adianta ter apenas vasos condutores. Existe outro diferencial importante para o tamanho destas plantas.
As briófitas não apresentam tecidos verdadeiros. Enquanto as pteridófitas possuem tecidos de sustentação e suporte, que formam as raízes, o caule e as folhas, as briófitas possuem rizoides, cauloides e filoides.
3- Dominância
Na reprodução das plantas, há uma alternância de gerações, com uma fase gametofítica (n) e uma esporofítica (2n). Nas plantas, uma destas fases tem uma dominância sobre a outra.
No ciclo reprodutivo das Briófitas, a fase dominante é a gametofítica, ou seja, os gametófitos estão presentes em toda a vida da planta, enquanto os esporófitos só aparecem para a liberação de esporos, morrendo depois. Já no ciclo reprodutivo das Pteridófitas, a fase dominante é a esporofítica, ou seja, os esporófitos estão presentes em toda a vida da planta, e o gametófito (chamado de protalo) aparece apenas no momento da liberação dos gametas.
Espero ter ajudado!