Respostas
Resposta: As emissões de carbono diminuíram entre 5.5% e 5.7% durante a pandemia. Com isso, já é notada uma melhor qualidade do ar, principalmente nas grandes cidades.
A Associação Brasileira de Empresas de Limpeza Pública e Resíduos Especiais (ABRELPE) informou em um documento que, por conta da quarentena, a geração de resíduos domiciliares pode aumentar entre 15% e 25%. Além disso, também preocupa o grande aumento na quantidade de lixo hospitalar, que pode ser 20 vezes maior durante a pandemia. Isso representa um grande perigo, principalmente em locais onde o gerenciamento de resíduos é precário.
Com menor circulação de pessoas, do arrefecimento da economia e da consequente diminuição das emissões de gases do efeito estufa, há pontos que afetam negativamente sobre o clima nessa situação toda.
O consumo de energia nas cidades aumentou muito, porque usamos mais gás e eletricidade ficando em casa.
Com o coronavírus, a questão toda do aquecimento global ficou em segundo plano. Não sabemos o que vai acontecer, mas pode ser que essa crise nos force a rever a maneira como vivemos, talvez com menos danos ao meio ambiente.
Espero ter ajudado :)